Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Maternidade Evangelina Rosa está limpa da covid-19, diz Francisco Macêdo

A maternidade saiu na frente com relação a testar os seus servidores, já afastados por sintomas gripais no inicio, à tempo de tomar as medidas de contenção orientadas pela nação cientifica. 

Como hospital de referência em alta complexidade, a Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) sempre adotou medidas de cautela reforçada em seus processos de trabalhos. E durante a pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus não foi diferente. A Mder saiu na frente com relação a testar os seus servidores, já afastados por sintomas gripais no inicio, à tempo de tomar as medidas de contenção orientadas pela nação cientifica.

“Agora é só aguardar as orientações legais e chamar todos de volta ao trabalho. Espero que outros hospitais sigam o exemplo da MDER e testem os seus servidores”, disse o diretor-geral da Casa, médico Francisco Macêdo. Ele ressalta que isso é factível a Unidade Hospitalar precisa e está preparada. Já no início da crise se adiantou na formação de um Plano Operativo Assistencial que reuniu profissionais de várias áreas e compôs um grupo operativo pra montar protocolos, fluxos e realizar o treinamentos da equipe assistencial.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maternidade Evangelina RosaMaternidade Evangelina Rosa

Segundo o diretor-clínico da Casa, médico Marcos Bittencourt, estabeleceu-se uma área segura e adaptada pra receber pacientes com suspeita ou confirmação da doença. “Solicitamos à Secretaria Estadual de Saúde[SESAPI] um contingente adicional de profissionais para prestarem o cuidado necessário”, explica o diretor. Com a disponibilização dos testes rápidos, decidiu-se testar os profissionais de saúde que estavam afastados por sintomas gripais e que se encontravam dentro do perfil preconizado( mais de 7 dias do início dos sintomas). Foram testados 242 profissionais, destes 16 apresentaram teste positivo pra SARS-COV-2, foram feitas a contra-prova e todos já tem resultado negativo.

Já em relação a insumos e equipamentos, ainda segundto Bittencourt, a Mder tem sido vigilante em evitar a escassez ou a falta de Equipamentos de Protenção Indifidual ( EPI's) para todos os envolvidos.

Francisco Macêdo ainda voltou a reforçar que, até o momento não existe gestantes ou puérperas suspeitas ou confirmadas para covid-19. “A mder ta 100% limpa”, confrima Macêdo baseado estudos epidemiologicos realizados dentro da Casa. “Os (as) servidores (as) da Casa foram e continuarão sendo treinados exaustivamente. EPI'S estao disponiveis para os que possam lidar com a possibilidade de infeccao pelo covid-19. Essas medidas visam primordialme te a preservaçao da VIDA de pacientes e servidores (as) , “medidas essas que vãoo em sentido contrario as hilaçoes e notícias inveridicas que so confudem a cabeça das pessoas. As areas Covid disponibilizadas na Mder estao em constante Vigilancia pelos seus Coordenadores e Colaboradores, que fazem um trabalho magnifico, irreparavel” garante o diretor. A Diretoria da Mder, Coordenadores ,RT'S,Chefes de equipe e servidoes continuarao, unidos, trabalhando no sentido da VIDA.

Como parte do Plano, foi instalado, na parte externa da Casa, um estande com consultório e recepção para receber gestantes e orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância será disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários.

Mesmo sem casos de pacientes contaminados (as), a MDER já tem disponíveis 10 leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica. Além da ALA D que está disponibilizada para receber gestantes e puérperas com casos confirmados da doença (quando houverem). A MDER vem tomando medidas enérgicas para proteger pacientes e colaboradores (as). Não está sendo permitida a presença de acompanhantes nos Centros Cirúrgicos (CC), Obstétrico (COS) e Sala de Recuperação pós-anestésica. As visitas à pacientes estão suspensas.

A diretoria da Casa também orientou a ficar em casa em isolamento social os servidores que têm mais de 65 anos e aqueles acima de 60 que possuem comorbidades (associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo) ou sintomas da Covid-19. Os setores administrativos estão trabalhando em escalas alternadas para evitar aglomerações.

Outras medidas:

– Os leitos do Centro de Parto Normal (CPN) serão retaguarda para casos suspeitos de parturientes com previsão de parto normal;
– A Enfermaria ALA “D” será retaguarda para puérperas;
– Pacientes de UTI Materna terão direito a um visitante por dia;
– Estão mantidos o Internato e as Residências Médica e de Enfermagem;
– Estão suspensos outros estágios obrigatórios e visitas técnicas ;
– É vedado o uso de telefones celulares nas áreas criticas (Centro Cirúrgico, Obstétrico, UTIs, UCINCo , UCINCa ) e restrito nas outras áreas ;
– Suspender temporariamente os procedimentos eletivos ambulatoriais e Hospitalares do Instituto de Perinatalogia Social do Piauí (IPS); ( já retornado)
– Ficam mantidos os serviços de imunização (vacina) e a ultrassonografia

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.