Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Lojistas de Teresina têm 90% de queda no faturamento, diz Sindilojas

"Hoje, 90% das atividades comerciais está retraída, é uma perda de 90% nas vendas. E esses 10% são apenas aquelas empresas que estão funcionando", disse Tertulino Passos.

O Dia das Mães é considerada a segunda melhor data para o comércio. No entanto, em meio à suspensão das atividades comerciais por conta dos decretos do Município e do Estado, em função da pandemia do novo coronavírus, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) já antecipou que os donos de lojas estão registrando perda de 90% no faturamento com o fechamento do comércio.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta quarta-feira (29), o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, informou que os lojistas estão buscando meios para tentar minimizar os efeitos da crise no cenário atual, porém uma das alternativas, que é o comércio virtual, não abrange o pequeno empresário que, na maioria das vezes, não se utiliza de plataformas online para vendas.

“O lojista em si está tentando vender pelas mídias sociais. Quem tem loja online está tentando vender dessa forma ou mesmo pelas redes sociais Instagram e Facebook. Mesmo loja que se utiliza disso, o consumidor está afastado, não está indo atrás de comprar. Por exemplo, ninguém estava preparado para uma situação dessas. Não se pode fazer de uma hora para outra uma campanha de venda em rede social ou de loja online. Só quem está conseguindo vender são aquelas que já tinham lojas online, que os clientes já acompanhavam, que são as grandes marcas”, disse Tertulino Passos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Presidente do Sindilojas Tertulino PassosPresidente do Sindilojas Tertulino Passos

Perda de faturamento

De acordo com Tertulino Passos, o comércio está passando por retração e, em Teresina, os lojistas já registraram perda de 90% no faturamento desde que fecharam as portas por conta do decreto municipal.

“Em outros centros comerciais as prefeituras autorizaram fazer delivery ou mesmo Drive Thru, mas aqui a Prefeitura de Teresina não liberou essa modalidade. É uma situação preocupante, pois o lojista sobrevive de venda e só está tendo despesa nesse momento. O problema todo é que a gente não uma visualização de quando vai acontecer uma abertura, uma liberação do comércio. Hoje, 90% das atividades comerciais está retraída, é uma perda de 90% nas vendas. E esses 10% são apenas aquelas empresas que estão funcionando e também algumas atividades que estão vendendo online”, acrescentou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Lojas fechadas no Parque PiauíLojas fechadas em Teresina

Dia das Mães

Segundo do Sindilojas, em razão do atual momento, o comércio terá outra perda também importante, que é o Dia das Mães, comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. “O Dia das Mães é a segunda melhor data. Nós estávamos com uma previsão de crescimento entre 8% a 10% neste ano, pois havia um crescimento de toda atividade comercial. Essa era uma expectativa e hoje, na realidade, não temos venda, não temos nada”, lamentou.

Tertulino Passos afirmou que aguarda o posicionamento da Prefeitura de Teresina, tendo em vista que a previsão é que o fechamento do comércio se mantenha. “Vamos aguardar o que a prefeitura vai apresentar. Nós apresentamos um plano, na semana passada, de abertura das atividades comerciais, com sugestões de protocolos. Estamos aguardando a Prefeitura analisar e se posicionar, pois até agora não houve posicionamento do poder público”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comércio de Teresina reduz horário de funcionamento devido ao coronavírus

Coronavírus: veja o que muda no comércio de Teresina a partir de hoje

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.