Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: mais de 2.700 estabelecimentos são fechados em Teresina

As ações vêm sendo realizadas diariamente pela Guarda Municipal de Teresina com o apoio da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). No total desde a vigência do decreto, foram 2.744 locais fechados.

A Prefeitura Municipal de Teresina informou nesta quarta-feira (08), que mais de 2.700 estabelecimentos foram interditados por desobedecerem ao decreto de isolamento estabelecido por conta da pandemia do novo coronavírusCovid-19.

As ações vêm sendo realizadas diariamente pela Guarda Municipal de Teresina com o apoio da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). Somente nesta terça-feira (07), foram 117 estabelecimentos interditados. No total desde a vigência do decreto, foram 2.744 locais fechados.

Uma pesquisa realizada pelo Comitê de Organização Emergencial (COE) apontou que dos 24 casos confirmados de covid-19 de Teresina, mais de 66% corresponde a pessoas do sexo masculino. Atualmente, a capital do Piauí é o epicentro da doença no estado, onde se encontra o maior número de infectados. Os dados são do último boletim divulgado nesta terça-feira (07).

O levantamento também aponta que entre os infectados, o maior percentual de atingidos não faz parte do grupo considerado de risco, ou seja, possuem menos de 60 anos. Com isso, 25% têm entre 30 e 39 anos; enquanto as pessoas entre 60 a 69 anos correspondem a 16,6%. Do total de 24 casos de acometidos pela covid-19 na Capital, 33,4% são mulheres.

Isolamento social

O prefeito da cidade, Firmino Filho (PSDB), alertou ontem que a taxa de isolamento caiu para 54% em 24 horas, pois no domingo, 5 de abril, o índice era de 66% e na segunda-feira, 6 de abril, ocorreu uma queda de 8%. O percentuais são monitorados pela startup In Loco.

O presidente da Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura (Prodater), Eduardo Aguiar, deu detalhes de como esse monitoramento está sendo realizado. “O sistema identifica a quantidade de tempo que o cidadão passa em um local para detectar se aquela é a sua residência, com o tempo mínimo deve ser de sete horas de permanência”, explicou Eduardo Aguiar.

Estão sendo enviados alertas para os celulares das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social. De acordo com dados de monitoramento do aplicativo, o dia em que os teresinenses mais obedeceram ao isolamento social foi em um domingo, no dia 22 de março.

Óbitos no estado

Subiu para 5 o número de óbitos confirmados por coronavírus (covid-19) no estado Piauí. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) na noite desta terça-feira (07) aponta também que o número de casos confirmados da doença cresceu, passando de 26 para 31, o que significa um aumento de cinco casos em 24 horas.

De acordo com a Sesapi, os novos casos detectados são duas mulheres de São José do Divino, com idade de 45 e 48 anos; uma mulher de Teresina, de 31 anos; um homem de Piracuruca, 65 anos; e um homem de Teresina de 62 anos, que veio a falecer nesta terça (07).

Apesar de ter registrado mais um óbito, o Piauí apresenta um crescimento lento na quantidade de mortes se comparado aos demais estados da federação. Vejamos alguns exemplos: o Amazonas registrava 19 mortes nesta segunda (06), número que pulou para 23 nesta terça (07). O mesmo aconteceu no Ceará, que ontem apresentava 29 mortes, e hoje registra 31. Em São Paulo, estado com a maior quantidade de mortes, até ontem 304 pessoas haviam morrido, e nesta segunda mais 67 morreram, totalizando 371 óbitos.

As primeiras duas mortes por covid-19 aconteceram na capital no dia 26 de março: trata-se do casal de idosos Jomar, 88, e Marlúcia, 73, que adquiriram a doença após terem contato com um membro da família contaminado pelo vírus. O diagnóstico de coronavírus foi confirmado no dia 29.

A terceira pessoa a morrer foi o prefeito do município de São José do Divino, Antônio Felícia, que faleceu no dia 27 de março no Hospital Doutor José Brito Magalhães, em Piracuruca. Um dia depois de sua morte foi divulgado o resultado de exames que constataram a contaminação por coronavírus.

O último óbito foi do empresário Oderman Bittencourt, no dia 30 de março. O diretor da empresa Delta Laticínios morreu aos 45 anos por agravamento no quadro de covid-19. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Natan Portela, em Teresina. Oderman Bittencourt era de Parnaíba e havia sido internado com grave pneumonia. Um teste realizado no dia 28 detectou que ele havia sido infectado por coronavírus.

Casos curados

A Sesapi informou que está aguardando orientação do Ministério da Saúde para poder notificar oficialmente os casos curados. No entanto, já é de conhecimento público que duas pessoas no Piauí já tiveram cura comprovada por exames: o jornalista Marcelo Magno e o empresário João Claudino Júnior.

A primeira confirmação de cura no Piauí foi a do jornalista Marcelo Magno. Ele foi internado no Hospital Prontomed no dia 15 de março, apresentando sintomas de pneumonia. Seu quadro piorou no dia 18 e ele foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 20, o hospital emitiu um boletim confirmando diagnóstico positivo para coronavírus. O apresentador da TV Clube teve alta no dia 27, após exames comprovarem que ele havia sido curado.

João Claudino Júnior foi internado no Hospital Unimed Primavera no dia 23 de março, quando apresentou sintomas de complicações respiratórias e foi diagnosticado com covid-19. João Claudino Júnior teve alta na manhã do dia 01 de abril, após ser comprovada sua cura.

Coronavírus no Brasil

Segundo relatório emitido pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (07), o Brasil já possui 13.717 casos confirmados e 667 mortes por covid-19. Foram 100 óbitos registrados somente nas últimas 24 horas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.