Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Alô Saúde Teresina já atendeu quase 5 mil ligações

Ao todo, 1.807 dos atendimentos foram para síndromes gripais e 3.143 para outras condições de saúde.

Com uma semana de funcionamento, o projeto “Alô Saúde Teresina” já atendeu 4.950 ligações de pessoas com sintomas de gripe como febre, tosse, dor de garganta e no corpo, os mesmos observados em pacientes da Covid-19, ou com outros problemas simples de saúde. Ao todo, 1.807 dos atendimentos foram para síndromes gripais e 3.143 para outras condições de saúde.

O serviço está disponível através do telefone 0800 291 0084 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao coronavírus.

“Do total de atendimentos do Alô Saúde, 3,30% foram encaminhamentos para serviço de urgência e 8,90% direcionados para UBS exclusivas para síndromes respiratórias, 18,80% foram indicações de isolamento domiciliar por causa de síndrome gripal, 23,60% foram encaminhamentos para UBS não exclusiva para essas síndromes e 47,70% foram orientações de manejo domiciliar com queixas clínicas sem alusão a sintomas gripais”, explicou Karoline Alencar, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS.

Formando a equipe médica do Alô Saúde Teresina estão 41 profissionais da Atenção Básica, distribuídos em escalas de serviço, como explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista. “Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19. Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirmou.

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center Covid-19 ou Saúde da Família. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a doença e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é preenchido um prontuário de atendimento.

“Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico, para prosseguir com o atendimento. É possível, inclusive, fazer videoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário. Todos os procedimentos feitos são atualizados no prontuário do paciente”, ressaltou o diretor técnico da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), Câncio Junior.

O serviço, desenvolvido pela OPT Sistema e implantado pela Prodater, tem possibilidade de atender, inicialmente, até 4.900 ligações por dia. “A gestão também tem a opção de visualizar as ligações de outros municípios e poderá ter acesso aos relatórios diários das demandas atendidas. Isso contribuirá com a tomada de decisões e criação de políticas públicas”, finalizou Câncio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.