Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino diz que casos de acidentes de trânsito aumentaram no HUT

O chefe do executivo municipal disse que uma parcela dos acidentes tem relação com o consumo de álcool.

O prefeito Firmino Filho (PSDB-PI), por meio de seu perfil no Facebook, disse nesta segunda-feira (11) que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) teve um aumento no número de pacientes vítimas de acidentes de trânsito entre os dias 4 e 10 de maio, mesmo a Capital estando em isolamento social.

O chefe do executivo municipal disse que uma parcela dos acidentes tem relação com o consumo de álcool e que o aumento desse número significa que os condutores destes veículos não estão cumprindo o isolamento social. Com isso, o sistema de Saúde Pública fica com a capacidade reduzida para atender casos do novo coronavírus (Covid-19).

  • Foto: Alef Leão/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“O HUT teve a pior semana de atendimento a vítimas de acidente de trânsito, desde o início do decreto de isolamento social. Se por um lado isso mostra o quanto as pessoas voltaram a circular, por outro nos preocupa o fato dos leitos do hospital, inclusive UTIs, serem ocupados por quem poderia evitar esse tipo de acidente. Isso diminui muito nossa capacidade de atendimento de pessoas com Covid-19”, disse o prefeito.

Ainda conforme o prefeito, entre os dias 4 e 10 de maio, 162 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo 153 com motocicletas. “Para se ter uma ideia dessa elevação, entre os dias 4 e 10 de maio, o número de acidentados foi de 162 vítimas, sendo 153 delas envolvidas com motocicletas. Muitos desses acidentes têm relação com o consumo de álcool”, ressaltou o prefeito.

Hoje recebi uma notícia que me preocupou muito. O HUT teve a pior semana de atendimento a vítimas de acidente de...

Posted by Firmino Filho on Monday, May 11, 2020

Taxa de ocupação das UTIs

O prefeito informou ainda que, dos 16 leitos de UTI do HUT, 10 estão sendo ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. “Para vocês terem uma ideia do que representa o aumento de fluxo na cidade e consequentemente o número de acidentes de trânsito, dos 16 leitos de UTI para adultos no HUT, 10 estão sendo ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Isso representa 63%”, declarou.

Rodízio de veículos

Firmino afirmou em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (11) que está avaliando a possibilidade de adotar rodízio de veículos em Teresina. A medida se daria para diminuir o fluxo de veículos na capital durante a pandemia.

Firmino destacou que nos últimos dias aumentou o fluxo de veículos no Centro da capital, que é um grande irradiador para outros bairros. Caso os números permaneçam crescendo, o prefeito poderá adotar o rodízio de veículos.

“Existe já o estudo de um decreto para que a gente possa reduzir a circulação no Centro da cidade de Teresina, porque o Centro é irradiador para outras regiões. Se as pessoas continuarem indo ao Centro por vezes para serviços essenciais e outras vezes não, por vezes para outras atividades que não essenciais, esse processo precisa ser diminuído. Se não houver nessa semana uma diminuição, se não houver um aumento do respeito ao decreto tomaremos medidas mais drásticas como é a questão do rodízio”, afirmou.

Lockdown parcial

Firmino também disse que avalia um ‘lockdown’ parcial, como aconteceu na Turquia. “Está sendo debatido também a questão eventual lockdown. O que acontece, estamos estudando um lockdown parcial, que poderia funcionar durante o fim de semana. O que aconteceu na Turquia, que adotou a quarentena durante a semana”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho proíbe venda de eletrodomésticos em hipermercados de Teresina

Covid-19: Firmino diz que Teresina já atendeu 85 pacientes do Maranhão

Covid-19: segmentos discordam de lockdown cogitado por Firmino Filho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.