Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington ameaça decretar lockdown se taxa de isolamento continuar caindo

"Se chegar a 50% dos leitos de UTI e de estabilização ocupados, teremos que adotar medidas mais enérgicas, como por exemplo, o lockdown", disse o governador.

O governador do Piauí Wellington Dias (PT-PI) realizou coletiva de imprensa por videoconferência, nesta segunda-feira (11), para falar sobre o índice de contaminação da Covid-19 no Piauí bem como divulgar os dados que atestam o aumento do número de leitos ocupados por conta da doença. O governador revelou os dados da segunda nova rodada de pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem para mapear a situação do coronavírus no Piauí.

Wellington disse que os piauienses estão, cada semana, desobedecendo isolamento social, tanto que da semana passada até agora a taxa chegou a cair para 40%. Wellington alertou que se o nível de ocupação dos leitos de UTI e estabilização chegar a 50%, ele será obrigado a adotar medidas mais enérgicas, como o lockdown.

  • Foto: Reprodução/Facebook Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

“Infelizmente as pessoas estão desobedecendo ao isolamento social. Na quarta, quinta, sexta e sábado caiu para 40%, 44% e 45%. Ou seja, 300 mil pessoas estão descumprindo a quarentena. Se chegar a 50% dos leitos de UTI e de estabilização ocupados, teremos que adotar medidas mais enérgicas, como por exemplo, o lockdown. Quanto maior essa desorganização, maior a procura por leitos”, disse o governador. Segundo informações do secretário da Saúde, Florentino Neto (PT), atualmente cerca de 42% dos leitos do Estado já estão ocupados.

O diretor do Amostragem, o estatístico Batista Teles informou que da última rodada de pesquisa realizada, foram estimados cerca de 3.700 casos de Covid-19 e que desta vez, esse número saltou para 17.148. “Agora estimamos para 17.148 infectados antes era 3.700, ou seja, um número quatro vezes e meia acima do que foi encontrado antes”, disse Teles.

Professor Batista informou que fez os cálculos e que se a proporção de crescimento continuar nessa velocidade, em 15, 20 dias existe uma probabilidade de colapso no sistema de Saúde do Estado, "com déficit de 100 respiradores".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias define normas para funcionamento de consultórios médicos

Covid-19: Wellington Dias visita hospital de campanha do Verdão

Piauí registra 45 mortes e 1.332 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.