Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: ofício de Wellington Dias para superintendente da PRF não é fake news

Documento tratou sobre o fechamento de parte das atividades essenciais neste feriado (15) e nos próximos dois finais de semana.

A pandemia de coronavírus está 'desarrumando a casa' de muita gente. Esse descompasso chegou ao Governo do Piauí. Desde a tarde dessa terça-feira (12), o governador Wellington Dias (PT) tem sido obrigado a se pronunciar publicamente acerca do teor de algumas discussões sobre a Covid-19 que estavam sendo debatidas internamente, porém foram vazadas por meio das redes sociais.

O primeiro imbróglio ocorreu por volta do meio-dia de ontem, após mensagem vazada de uma reunião de Wellington com representantes da segurança, onde teria sido discutida a possibilidade de decretar o fechamento total das atividades, conhecido como lockdown. O objetivo seria enrijecer o isolamento social e tentar diminuir a taxa de crescimento de pessoas infectadas com a doença no Estado.

  • Foto: Reprodução/WhatsAppMensagem está sendo compartilhada no whatsapp Mensagem está sendo compartilhada no whatsapp

Logo que tomou conhecimento do caso, o governador negou interesse em decretar lockdown no próximo final de semana e chegou a gravar um vídeo para reforçar suas declarações. Na gravação, ele afirmou que foi surpreendido com a informação no momento em que estava em uma reunião com o Comitê Emergencial.

"Fui surpreendido quando estava em uma reunião do Comitê Emergencial com cientistas, quando foi postado em rede sociais a informação de que o Piauí teria tomado uma decisão de lockdown para determinadas localidades. Eu lamento isso, não é verdade. Não há nenhuma decisão tomada. Eu quero pedir para quem fez isso, para que possa se retratar", disse Wellington na ocasião, em suas redes sociais às 14h22.

Ofício trata do fechamento de parte das atividades essenciais

Horas depois do governador vir a público negar o "lockdown" no Piauí, por volta das 22h, o GP1 teve acesso a um ofício encaminhado e assinado pelo governador Wellington Dias ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Piauí Stênio Pires, narrando ponto a ponto as medidas a serem adotadas por parte da PRF durante os dias 15, 16 e 17 de maio e no final de semana seguinte. O documento possui, inclusive, demais situações particulares da competência de outros órgãos de fiscalização.

Mais uma vez a informação circulou em grupos de whatsApp e gerou alvoroço em diferentes seguimentos do Estado. Após ser questionado pelo GP1 sobre a veracidade do documento, o governador Wellington Dias afirmou, através da Coordenadoria de Comunicação do Estado, que o ofício tratava-se de temas que deverão ser discutidos em reunião com o superintendente da PRF. Desta vez, Wellington não atacou a veracidade do documento.

"O documento em questão é um convite ao superintendente da PRF para uma reunião em que seriam discutidos os temas relacionados no ofício. Assim como foram feitas reuniões com outros grupos e ainda serão feitas mais outras nesta quarta. As reais medidas só devem ser anunciadas após ampla discussão", afirmou nota encaminhada pela Coordenadoria de Comunicação às 22h58.

Uma hora depois, às 23h58, foi publicada nas redes sociais do Governo do Estado e do próprio governador, outra nota negando o fechamento total das atividades e afirmando que o funcionamento de supermercados, farmácias e postos de combustíveis continuava inalterado.

"É importante sermos transparentes. Todas as nossas medidas serão amplamente divulgadas com responsabilidade. As regras de funcionamento de supermercados, farmácias e postos de gasolina continuam, até o momento, inalteradas. Conto com a colaboração de todos", afirmou o chefe do executivo estadual.

  • Foto: Reprodução/Facebook Nota do Governo do EstadoNota do Governo do Estado

Não é fake news

De certo, o ofício encaminhado ao superintendente Stênio Pires não é fake news e, diferente do que o governador Wellington Dias ressaltou anteriormente, ao afirmar que o documento narrava apenas temas que seriam discutidos com a PRF, o ofício deixa explícito não somente como cada órgão deve atuar, mas quais medidas já foram discutidas e devem ser cumpridas, tais como:

Interrupção dos serviços de transporte interurbano, bem como a realização de rodízio de veículos automotores nos municípios maiores (Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano). O ofício deixa claro o fechamento das atividades essenciais como supermercados, lotéricas, bancos e farmácias, exceto as que estejam de plantão, nesta sexta-feira (15) - quando será celebrado o dia do Piauí - sábado (16), domingo (17) e no próximo final de semana (23 e 24 de maio).

Vale destacar que o decreto de isolamento social do governador Wellington Dias encerra no dia 21 de maio.

Veja ofício na íntegra:

  • Foto: Reprodução/WhatsAppOfício do governador Wellington Dias encaminhado ao superintendente Stênio PiresOfício do governador Wellington Dias encaminhado ao superintendente Stênio Pires

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias afirma que não vai decretar lockdown no Piauí

Wellington ameaça decretar lockdown se taxa de isolamento continuar caindo

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.