Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Firmino Filho diz que quase 70% das UTIs estão ocupadas

De acordo com o prefeito Firmino Filho (PSDB), os leitos foram sendo ocupados de forma rápida devido a pandemia e com isso, o sistema pode passar por problemas.

A Prefeitura de Teresina informou nesta terça-feira (19) que 68,86% dos leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) existentes em Teresina estão ocupados. Os dados foram obtidos nessa segunda-feira (18) por meio do Censo Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com o prefeito Firmino Filho (PSDB), os leitos foram sendo ocupados de forma rápida devido a pandemia e com isso, o chefe do executivo municipal tem medo de que o sistema de Saúde Pública passe por problemas neste fim de semana.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho Firmino Filho

“Esta é uma situação muito preocupante. Em primeiro de maio eram 57 leitos de UTIs ocupados na cidade com pacientes de Covid-19. Em 14 de maio já eram 109 leitos ocupados e hoje já são 115. O crescimento tem sido constante e se continuar nessa tendência iremos ter problemas no sistema de saúde já neste fim de semana”, explicou.

Ainda conforme o prefeito, os médicos que fazem parte da Prefeitura de Teresina alertam que a cada 10 casos confirmados da doença, pelo menos 3 deles podem agravar e acabar indo para a UTI.

“Nosso desafio é aumentar a quantidade de leitos na capital, pois os médicos revelam que a cada 10 casos de pessoas infectadas com a Covid-19, 3 agravam e precisam de UTI. Estamos buscando a expansão desses leitos e da nossa rede própria de UTIs”, disse o prefeito Firmino Filho.

  • Foto: Divulgação Leitos de UTILeitos de UTI

Segundo os dados da FMS, Teresina possui hoje, cadastrados para atendimento de pacientes com Covid-19, 167 leitos de UTI, sendo que 115 deles estão ocupados. A capital possui também 418 leitos de enfermaria para pacientes infectados com o novo coronavírus; destes, 206 estão ocupados, um percentual de 49,28%. Existem ainda 102 leitos de observação exclusivos para Covid-19, com 42 ocupados, uma taxa de ocupação de 41,18%.

Além do aumento na taxa da ocupação de leitos hospitalares, que revela o agravamento da doença, Teresina registra também o crescimento no número de casos confirmados de Covid-19. De acordo com os dados do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda (18), pela Fundação Municipal de saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a capital já registra 1.327 casos e 40 óbitos causados pelo novo coronavírus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem 16.792 mortes e 254.220 casos confirmados de coronavírus

Chega a 85 número de mortes confirmadas por covid-19 no Piauí

Teresina registra 1.327 casos confirmados de covid-19, diz Sesapi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.