Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Firmino Filho diz que atendimento psicológico foi reforçado

“Já sabemos que isolamento social é crucial para salvar vidas nessa pandemia, mas é fato que pode gerar ou mesmo agravar doenças psíquicas", disse o prefeito.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), usou o Twitter na manhã desta segunda-feira (04), para alertar sobre a importância de cuidar das sanidades física e mental nesse período de isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus (Covid-19). Paralelo ao destaque da importância de manter a quarentena para evitar a disseminação do vírus, Firmino disse que o atendimento psicológico está sendo reforçado na pandemia.

“Já sabemos que isolamento social é crucial para salvar vidas nessa pandemia, mas é fato que pode gerar ou mesmo agravar doenças psíquicas. Por isso, é preciso que as pessoas cuidem ainda mais da sua saúde física e mental. Entre os serviços que estamos dando ainda mais reforço durante a pandemia é o atendimento psicológico”, disse o prefeito.

Canais de atendimento

Firmino Filho disse que, além de sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as pessoas que necessitarem de atendimento na área podem pedir ajuda por meio do telefone 0800 291 0084. “Além de sete CAPS, que estão atendendo pessoas com transtornos mentais graves, quem precisar de ajuda nesse período pode conversar com um psicólogo pelo telefone 0800 291 0084”, disse ele.

“A entrega de medicação também está funcionando, mas as atividades coletivas foram temporariamente suspensas. Em Teresina, há ainda o Provida, ambulatório que conta com psicólogos e psiquiatras para atender pacientes que tentaram suicídio e que funciona dentro do Lineu Araújo”, completou.

Samu

O prefeito disse que em caso de surto psicótico ou tentativa de suicídio, é possível acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou buscar atendimento no Areolino de Abreu.

“Em caso de urgências psiquiatras, a exemplo de surto psicótico e tentativa de suicídio, é possível ainda chamar uma ambulância do SAMU, por meio do 192, ou ir diretamente para o Hospital Areolino de Abreu. Se vc precisar ou conhece alguém que precise, não deixe de informar”, finalizou o prefeito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino critica pacote de socorro aprovado no Senado: 'visão surrealista'

Firmino Filho diz que 35 profissionais da saúde estão com covid-19

Firmino: “Hospital Pedro Balzi será coração de sistema contra a covid-19”

Covid-19: Firmino Filho suspende transporte coletivo a partir de segunda

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.