Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS recomenda teste rápido da covid-19 a partir do 8º dia de sintomas

Em Teresina, os testes rápidos estão disponíveis às pessoas sintomáticas em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recomendou nesta terça-feira (16), que os testes rápidos para detecção da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, devem ser feitos apenas a partir do oitavo dia após o aparecimento dos sintomas indicativos da doença.

Antes desse período o resultado poderá apresentar um falso negativo, já que o teste identifica a presença de anticorpos contra o novo coronavírus no organismo. Em Teresina, os testes rápidos estão disponíveis às pessoas sintomáticas em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

  • Foto: AscomTeste rápidoTeste rápido

Na unidades, os profissionais de saúde avaliam a situação de saúde do paciente. Se o usuário tiver com mais de oito dias de sintomas, o teste pode ser feito. Se tiver com menos tempo, o teste pode ser agendado.

“Nessas UBS, houve um aumento significativo da demanda e há uma busca bem maior por testes rápidos. Muitas pessoas querem fazer o exame antes do período de oito dias do início dos sintomas, o que não é indicado”, explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

Já o exame PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta, está disponível para pacientes internados em Hospitais de Teresina e que estejam com síndrome respiratória aguda grave. O exame deve ser coletado em até sete dias do início dos sintomas, ou seja, quando o novo coronavírus está agindo no organismo do paciente. O resultado sai em até 48 horas.

A população que apresentar sintomas similares à gripe, a exemplo de tosse, febre, falta de paladar e dor de garganta, pode se dirigir às 23 Unidades Básicas de Saúde exclusivas para atender pessoas com sintomas gripais. Em casos mais graves, o usuário pode se dirigir para as três UPAS ou para os nove hospitais de bairro espalhados na cidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FMS inicia marcação de testes da covid-19 por whatsApp em Teresina

Máscaras caseiras devem ter três camadas, diz Vigilância Sanitária

Covid-19: Firmino Filho avalia contratar médicos de outros estados

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.