Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS altera protocolo e recomenda dexametasona em casos leves de covid-19

"Sempre que possível realizar avaliação laboratorial e radiológica prévia ao uso de corticoide", detalha o protocolo.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), mudou o protocolo de tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19) incluindo a dexametasona para casos leves e moderados da doença.

De acordo com o protocolo, se o paciente apresentar sintomas da covid-19 por mais de sete dias, é recomendado o uso de dexametasona por 10 dias, sempre acompanhada de azitromicina, por cinco dias. Em pacientes mais moderados, é indicada a prescrição de dexametasona por 10 dias, sempre acompanhada de ceftriaxona por, no mínimo, sete dias.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Fundação Municipal de SaúdeFundação Municipal de Saúde

O documento também estabelece que o ideal é que o uso de corticoides seja realizado em ambiente hospitalar. "Sempre que possível realizar avaliação laboratorial e radiológica prévia ao uso de corticoide", detalha o protocolo.

Estava no protocolo da FMS

Cabe informar que o corticoide dexametasona já fazia parte do protocolo adotado pela Fundação Municipal de Saúde, só que no tratamento de pacientes com quadro mais grave da doença. Nesses casos, o protocolo recomenda dexametasona por 10 dias, também associada à ceftriaxona por, no mínimo, sete dias.

Assunto mundial

Apesar de já ser usada nos hospitais do Brasil, a droga se tornou assunto no mundo todo devido ao resultado de pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Oxford, que mostraram a redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam tratamento com dexametasona. A droga tem efeito anti-inflamatório é de baixo custo. O Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que vai inclui-la no tratamento do novo coronavírus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oxford avança em pesquisa sobre injeção de anticorpos contra coronavírus

Teresina registra 5.237 casos confirmados e 246 mortes por covid-19

Piauí chega a 12.567 casos confirmados e 435 mortes por covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.