Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Crescimento do coronavírus alcança estabilidade, diz Firmino Filho

Desde quando o Instituto Opinar iniciou o levantamento, em 16 de abril, as pesquisas mostravam uma variação no crescimento dos casos de covid-19 entre 31% e 91%, frente aos 17% registrado nes

Dados da 10ª etapa da pesquisa sorológica sobre o coronavírus em Teresina, divulgados nesta quarta-feira (24), apontam que o crescimento da covid-19 se demonstrou estável, atingindo o menor patamar na taxa de evolução, ficando em 17%.

Por meio de videoconferência, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou que os dados podem representar que o novo coronavírus pode ter atingido o pico ou está próximo de atingir.

“Quando iniciamos as sondagens, ainda em abril, a quantidade de casos foi só aumentando, mas vem caindo a partir da sétima etapa. Agora, tivemos a menor taxa de crescimento e isso pode ser o indício de que estamos na parte da curva que está crescendo, mas com menos intensidade. Isso pode evidenciar que estamos no pico ou perto do pico da doença”, disse Firmino Filho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Desde quando o Instituto Opinar iniciou o levantamento, em 16 de abril, as pesquisas mostravam uma variação no crescimento dos casos de covid-19 entre 31% e 91%, frente aos 17% registrado nesta 10ª etapa.

Firmino Filho pontuou também que a estabilidade no número de pessoas infectantes, que estão na fase ativa da doença, e do R0 (R-zero). “Entre 5 a 7 de junho, na oitava etapa da pesquisa, houve um crescimento do IgM positivo. Eram 41.340 pessoas infectantes, que caiu para 34.594 na nona etapa e agora teve um leve crescimento na décima fase, onde tivemos 36.456 casos. Isso mostra que seguimos a mesma tendência da nona etapa, nos levando a concluir que esse IgM está estacionado. Quanto ao R0, a taxa de reprodução do vírus, nessa etapa ficou em 1,06, como se estivesse estável. São dados que nos permitem dizer que estamos flutuando, mais uma evidência de que estaríamos no pico ou próximo dele”, explicou Firmino.

Veja o resultado completo da 10ª pesquisa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho critica prefeitos do interior que reabriram comércio no Piauí

Firmino Filho defende lockdown como condição para reabrir o comércio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.