Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“Vamos precisar conviver com o coronavírus”, diz Firmino Filho

Sobre a reabertura gradual a partir do dia 6 de julho, Firmino acrescentou que Teresina já cumpre os critérios necessários para o início da ação.

Por meio de seu perfil no Twitter nesta quinta-feira (25), o prefeito Firmino Filho (PSDB) divulgou um vídeo onde citou as próximas ações de isolamento no âmbito de Teresina para diminuir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e destacou que a Capital está pronta para reabrir de forma gradual no dia 6 de julho.

“Conseguimos avançar e teremos sete dias de fortes restrições na cidade de Teresina, três nesta semana e quatro na próxima. Não podemos falhar. Diminuir o número de novos casos e óbitos pela covid-19 será decisivo. Não podemos cometer o erro que outras capitais cometeram, reabrindo sem todas as condições e retornando ao isolamento. Já sabemos que vamos precisar conviver com o coronavírus durante um bom tempo, por isso é necessária uma estratégia que torne essa convivência o menos sacrificante possível”, disse o prefeito.

Sobre a reabertura gradual a partir do dia 6 de julho, Firmino acrescentou que Teresina já cumpre os critérios necessários para o início da ação, que leva em conta a diminuição da transmissão da covid-19. “Já cumprimos os critérios necessários para o início da reabertura gradual, também estamos vendo que o risco da transmissão do coronavírus está desacelerando na cidade. Chegou a hora do esforço final”, frisou.

Medidas restritivas

O governador Wellington Dias dará início, no dia 6 de julho, à primeira etapa da liberação gradual das atividades econômicas no estado do Piauí. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (25), após reunião com o prefeito Firmino Filho e o presidente da APPM, Jonas Moura. Para que seja realizada reabertura gradual, o governador determinou o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana.

“Para podermos anunciar no dia 06 de julho a primeira etapa com a liberação [de setores comerciais] de forma segura, anuncio aqui que já temos concluídos os protocolos da construção civil, setores de clinicas de saúde e o comércio automotivo. Precisamos do comprometimento de todos, sobretudo, nessa fase do pico da doença. Para tudo isso, é preciso decretarmos medidas mais rígidas de restrição com os setores essenciais”, falou o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

O objetivo é atingir uma taxa de isolamento de 55%. “Não é fácil chegar a esse nível de isolamento (55%), mas é possível. Vamos adotar as medidas restritivas e uma operação de vigilância sanitária, junto com as áreas de segurança, para que tenhamos em todo o estado as condições de ampliar o isolamento e reduzir a taxa de transmissibilidade”, disse.

Alcançando a redução no número de casos confirmados e de mortes por covid-19, no dia 6 de julho, será autorizada a primeira etapa de retomada de atividades e a cada 15 dias serão realizadas novas etapas, após análise do nível de risco.

Como medida para barrar a disseminação da covid-19, o chefe do Palácio de Karnak, anunciou que nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28), e, também, na próxima quinta-feira (2/07), sexta-feira (3/07), sábado (4) e domingo (5/07), será mais restrito o funcionamento de serviços essenciais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias decreta lockdown parcial de sexta a domingo

Wellington Dias descarta lockdown e promete medidas mais rígidas

Firmino Filho defende lockdown como condição para reabrir o comércio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.