Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho vai fechar novamente os supermercados no fim de semana

Desde a semana passada o prefeito vem destacando que irá aplicar medidas mais restritivas para que parte do comércio seja reaberto no dia 6 de julho.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) assina nesta terça-feira (30) um novo decreto restringindo ainda mais as atividades comerciais na capital neste fim de semana. Ao GP1, o prefeito adiantou que, entre as medidas, está o fechamento de supermercados e postos de combustíveis no sábado (04) e domingo (05).

Já na quinta (02) e sexta (03) haverá outras restrições que ainda serão divulgadas durante live que será realizada às 13h de hoje.

O objetivo, segundo o prefeito de Teresina, é diminuir a disseminação do novo coronavírus e aumentar a taxa de isolamento, para que assim possa ser autorizada a abertura do comércio na capital piauiense, a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de julho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Desde a semana passada o prefeito vem destacando que irá aplicar medidas mais restritivas para que parte do comércio seja reaberto no dia 6 de julho. Na sexta-feira (26), Firmino proibiu o funcionamento de postos de combustíveis e de supermercados no sábado (27) e no domingo (28).

Já nessa semana, nos dias 2 e 3 de julho o prefeito já decretou ponto facultativo e agora vai aplicar medidas mais rígidas em relação ao funcionamento das atividades econômicas.

Reabertura do comércio

Na segunda-feira (29), o prefeito presentou o plano de retomada gradual das atividades econômicas em Teresina, que estão suspensas desde março, por conta da pandemia. Os primeiros setores vão reabrir a partir da próxima segunda-feira, 06 de julho. O plano apresenta a reabertura em três fases, atualizadas a cada 14 dias. Se tudo sair como o previsto, as atividades serão retomadas totalmente no dia 17 de agosto.

Os setores liberados para funcionar no dia 6 de julho estão inseridos na categoria de "Restrição C – Rigorosa", ou seja, somente poderão funcionar com 50% dos funcionários, 4 dias por semana, 6 horas por dia e ocupação máxima do espaço de atendimento ao público de 1 pessoa por 4m².

Os comércios varejista e atacadista de materiais de construção estão incluídos na categoria de "Restrição D – Delivery/Drive-Thru", e poderão abrir no dia 6 de julho com 50% do quadro de funcionários, mas com funcionamento apenas com entregas a domicílio ou busca na porta/ calçada/estacionamento do estabelecimento. Já a partir do dia 13 de julho eles poderão funcionar na categoria C - Rigorosa.

Polêmica sobre supermercados

Na sexta-feira (26), o prefeito Firmino Filho proibiu o funcionamento de postos de combustíveis e de supermercados no sábado (27) e domingo (28).

Ainda na sexta-feira, uma decisão da juíza Haydee Lima de Castelo Branco, da Vara Núcleo do Plantão Judiciário derrubou o decreto do prefeito Firmino Filho e concedeu liminar autorizando os supermercados R Carvalho, Carvalho Super, Pão de Açúcar, Supermercado Ferreira e Braz Supermercado a funcionarem.

No entanto, ainda no sábado o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, derrubou a liminar e assim os supermercados foram fechados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Veja setores da economia que vão reabrir a partir de 06 de julho em Teresina

Firmino Filho mantém aulas da rede municipal suspensas até 31 de julho

Wellington e Firmino Filho discutem flexibilização do comércio nesta segunda

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.