Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fernando Said diz que prefeitura não vai seguir decreto de Wellington

Wellington Dias vai assinar decreto autorizando a reabertura de três setores econômicos: construção civil, serviços de saúde e concessionárias de veículos automotores.

O secretário de Governo, Fernando Said, reforçou neste domingo (7) que a Prefeitura de Teresina vai manter os decretos que determinam o fechamento do comércio na capital piauiense devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, continuarão fechados os setores da construção civil, serviços de saúde e concessionárias de veículos automotores, serviços que serão liberados pelo governador Wellington Dias.

No sábado (6), o prefeito Firmino Filho (PSDB) publicou vídeos em suas redes sociais informando que não existe uma data determinada para a reabertura do comércio e que é necessário atender aos sete critérios apresentados por ele na semana passada, para que aconteça esse retorno.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fernando SaidFernando Said

Ainda na noite do sábado, o governador Wellington Dias anunciou que vai prorrogar o decreto de isolamento social até o dia 22 de junho, mas que vai determinar nessa semana a reabertura de três setores econômicos: construção civil, serviços de saúde e concessionárias de veículos automotores. O novo decreto autorizando a retomada desses serviços será assinado na segunda-feira (08).

Fernando Said informou que mesmo com o governador autorizando os serviços, a prefeitura vai seguir com os seus atuais decretos, atendendo ao seu plano para retorno das atividades. “A Prefeitura de Teresina vai continuar respeitando os critérios adotados para a reabertura gradual das atividades econômicas. A Prefeitura já tem um plano de retorno das atividades elaborado, e no momento apropriado e com total segurança, irá adotar um novo normal para as atividades em Teresina”, disse Fernando Said.

Critérios

O prefeito Firmino Filho afirmou no sábado que é necessário o preenchimento de sete critérios para que a Prefeitura de Teresina determine o retorno gradual das atividades, são eles:

1 – Medir e monitorar a taxa de reprodução da covid-19. Um dos mecanismos são as pesquisas de investigação sorológica realizadas em Teresina. Quando a taxa de reprodução for menor que 1, a disseminação da doença estará desaparecendo;

2 – Diminuição do número de internações. Só podem ser reabertas as atividades com segurança quando existir uma tendência na quantidade de internações;

3 – Diminuição do número de óbitos;

4 – Disponibilidade de 30% de leitos de observação e 30% de capacidade de leitos de enfermaria;

5 – Disponibilidade de 30% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva);

6 – Aumento na quantidade de testagens;

7 – Rastreamento das pessoas contaminadas.

“Com o cumprimento dessas medidas vamos voltar gradualmente a normalidade. Reabrir o comércio e as atividades. Mas precisamos fazer isso com segurança, responsabilidade zelando por sua vida”, afirmou Firmino Filho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Vamos voltar gradualmente a normalidade”, diz Firmino Filho

Wellington Dias vai reabrir três setores econômicos na próxima semana

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.