Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS disponibiliza testes para detectar covid-19 na fase inicial

O novo tipo de teste rápido detecta a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. O profissional coleta a secreção do nariz do paciente e o resultado sai em até meia

A Prefeitura de Teresina informou nesta segunda-feira (13) que atualmente as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem síndrome gripal contam com teste rápido de antígeno, que pode ser utilizado pela população mediante recomendação médica. Esse novo tipo de testagem permite detectar o coronavírus ainda na fase inicial da doença, período de maior transmissão da covid-19.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o teste rápido de antígeno será aplicado na população apenas se houver indicação médica, após avaliação do caso de saúde. Esse tipo de teste rápido detecta a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. O profissional coleta a secreção do nariz do paciente e o resultado sai em até meia hora.

  • Foto: Ascom/FMSPaciente realizando teste para Covid-19Paciente realizando teste para Covid-19

Conforme o prefeito da Capital, Firmino Filho (PSDB), com o novo tipo de testagem, será possível encontrar o vírus mais cedo e em seguida, iniciar o isolamento do infectado para que as pessoas com quem ele teve contato não sejam atingidas pelo vírus.

“A testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque permite identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”, afirma Firmino Filho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

Já o teste rápido de anticorpos também está disponível também nas 26 Unidades Básicas de Saúde e é recomendado após o oitavo dia do surgimento dos primeiros sintomas. Essa testagem é utilizada para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o vírus. Se for feito em paciente sintomático antes desse período de 8 dias, o resultado pode apresentar falso negativo.

A rede de saúde possui ainda o exame RT-PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta e está disponível nos hospitais e UPAS para pacientes internados, com quadro de saúde moderado ou grave. O exame pode ser coletado entre o 2° e 7° dia de sintomas e o resultado sai em até 48 horas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí registra 960 mortes e 33.359 casos de covid-19, diz Sesapi

Teresina registra 2.341 recuperados do novo coronavírus, diz FMS

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.