Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sindilojas anuncia medidas para retomada do comércio dia 27

No manual disponibilizado aos lojistas associados, o Sindilojas apresenta orientações e protocolos de segurança que deverão ser utilizados na retomada gradual.

Com a primeira etapa da fase 2 de reabertura gradual da economia em Teresina, que está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (27), o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) elaborou um manual com orientações de medidas sanitárias baseadas em órgãos oficiais de saúde. O setor está com as atividades paralisadas na Capital desde o dia 21 de março deste ano em decorrência da pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

No manual disponibilizado aos lojistas associados, o Sindilojas apresenta orientações e protocolos de segurança que deverão ser utilizados na retomada gradual. Além das orientações, foram disponibilizados também peças informativas para serem dispostas nas vitrines, nos caixas e nos ambientes de circulação dos clientes.

  • Foto: Alef Leão/GP1Comércio fechado em TeresinaComércio fechado em Teresina

Dentre as medidas que devem ser adotadas durante todo o expediente de trabalho está o uso obrigatório de máscaras de proteção individual e higienização regular das mãos com álcool em gel 70%. Para que os atendimentos aconteçam de forma segura dentro dos estabelecimentos comerciais, as lojas deverão disponibilizar álcool em gel na entrada e no balcão do caixa para que os clientes façam a higienização correta das mãos.

Cuidados dos estabelecimentos

- Sinalização no chão com fita adesiva para indicar o distanciamento mínimo entre as pessoas;

- O sistema de ar-condicionado deverá estar desligado e as portas dos estabelecimentos abertas;

- Lojas com elevadores deverão funcionar com 1/3 da sua capacidade;

- Os provadores devem ser higienizados após a utilização;

- As roupas ao serem usadas devem passar por um processo de vaporização e somente após 24 horas deverão retornar para as vitrines;

- As máquinas de cartão deverão estar protegidas com filme PVC e higienizadas com álcool 70%, antes e depois de serem utilizadas;

- Após a saída do cliente, o balcão e as superfícies da loja devem ser limpos com álcool;

Medidas que devem ser adotadas pelos colaboradores

- Os cabelos deverão estar presos, e se possível devem ser lavados todo os dias como medida de prevenção;

- Manter as unhas cortadas e sem esmaltes, com o objetivo de facilitar a higienização das mãos;

- Celulares de uso pessoal devem ficar guardados durante o expediente, uma vez que os smartphones acumulam fungos, bactérias e vírus.

Confira as fases de reabertura do Comércio

A primeira etapa da Fase 2 está marcada para começar no dia 27 de julho, quando poderão funcionar o comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, como eletrodomésticos, além de pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, de edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico. Atividades físicas em espaços abertos também serão permitidas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Lojas fechadas Lojas fechadas

Já na segunda etapa da Fase 2, que terá início a partir do dia 03 de agosto, estarão autorizados a abrir shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados e serviços imobiliários. Também podem funcionar serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamento, higiene e embelezamento de animais domésticos.

Os estabelecimentos comerciais e empresariais localizados no interior de centros comerciais e shoppings terão seu retorno conforme cronograma e nível de restrição de cada uma de suas atividades. Os shoppings deverão obter licença prévia específica da Vigilância Sanitária do Município de Teresina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Firmino Filho mantém medidas de isolamento no fim de semana

Teresina tem 93 mil pessoas imunes ao coronavírus, diz Firmino Filho

Firmino Filho diz que houve queda na taxa de transmissão da covid-19

Firmino Filho inicia hoje nova etapa de reabertura do comércio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.