Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: ônibus só poderão circular com passageiros sentados em Teresina

O documento foi assinado nessa quinta-feira (20) e deve ser publicado no Diário Oficial do Município dessa sexta-feira (21).

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinou decreto limitando o número de passageiros no transporte público e ampliando a frota de ônibus na cidade. O documento foi assinado nessa quinta-feira (20) e deve ser publicado no Diário Oficial do Município dessa sexta-feira (21).

A medida visa prevenir a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pois segundo o decreto, a aglomeração de pessoas que precisam fazer o uso do transporte coletivo representa grande risco de contaminação.

  • Foto: Alef Leão/GP1Ônibus na Praça da Bandeira em TeresinaÔnibus na Praça da Bandeira em Teresina

Firmino destacou que após o retorno do comércio o número de pessoas nos ônibus aumentou. “Mesmo ampliando a frota em circulação, após a reabertura das atividades econômicas, verificamos que houve um aumento no número de pessoas circulando no transporte público. Para evitar o excesso de lotação por veículo, estamos adotando novas medidas que irão reduzir os riscos de disseminação do vírus”, afirmou.

De acordo com o decreto, os ônibus só poderão circular com o quantitativo de passageiros sentados, não sendo admitida, em nenhuma hipótese, o transporte de passageiros em pé. O controle do número de passageiros deverá ser feito pelo motorista e cobrador.

As empresas serão informadas sobre as novas medidas, nessa sexta, pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e deverão fazer a adequação da frota.

O decreto estabelece ainda que as empresas que operam o sistema de transporte público devem aumentar a frota de veículos de circulação diária para atender a demanda de transporte dos passageiros.

A fiscalização do cumprimento do decreto será feita pela Guarda Civil Municipal e pelos fiscais de transporte da Strans, que serão responsáveis pela aplicação de eventuais multas previstas na lei que regulamenta Sistema de Transporte Público Coletivo Municipal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.