Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho vai assinar decreto flexibilizando setores aos sábados

"Se voltarmos aos nossos hábitos, as nossas práticas, podemos voltar ao pico anterior. Então nós não queremos isso", afirmou o prefeito.

Como já havia informado ao GP1 na semana passada, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) confirmou, nesta segunda-feira (24), que será mantida a estratégia de flexibilizar nos próximos dois sábados (29 de agosto e 05 de setembro) alguns setores que estão sendo fechados nos finais de semana. Firmino citou como exemplo desse afrouxamento, os postos de combustíveis, supermercados e padarias. Um novo decreto que será assinado por ele nas próximas 24h, vai autorizar a mudança.

O prefeito afirmou que, apesar de alguns casos de desobediência às regras orientadas para conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19), Teresina vem apresentando uma diminuição nos números relacionados a doença.

“Nesse final de semana vamos ter a abertura dos postos e supermercados aos sábados. Vamos ter um novo decreto nas próximas 24h, para flexibilizar nesse final de semana e a gente espera que nesse mês setembro acompanhe esse desarme”, destacou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“Temos tido uma redução da doença que é bastante consistente e a doença ao longo de julho caiu significante e ao longo de agosto está mais lenta, mas tem continuado a decair. Eu não vejo ao horizonte um novo pico da doença. A estratégia até agora tem sido eficiente", afirmou o chefe do Palácio da Cidade.

Firmino ainda rebateu as críticas que tem recebido por manter as medidas restritivas nos finais de semana de agosto devido a pandemia do novo coronavírus.

“Essas críticas são desde março. A nossa estratégia é bastante clara, estamos enfrentamos uma pandemia, ultrapassamos o pico mas a doença continua. Temos por exemplo, uma quantidade significativa de consultas sobre doenças gripais, continuamos a ter óbitos significativos na cidade de Teresina por covid-9, então não podemos descuidar do enfrentamento dessa doença. Se voltarmos aos nossos hábitos, as nossas práticas, podemos voltar ao pico anterior. Então nós não queremos isso, por isso temos que entender que o processo de desarme, é um processo lento, gradual e seguro”, explicou.

Desrespeito às regras

O prefeito afirmou que essas medidas restritivas estão dando resultado, mas que a população não pode se descuidar. Ele ainda criticou os vários registros de bares lotados no final de semana.

"Vamos continuar a trabalhar no sentido que os protocolos sejam respeitados, especialmente nessa parte de bares e restaurantes. Na sexta-feira tivemos muitas denúncias e a guarda municipal agiu. Nessa semana as SDUs também vão agir. É importante as pessoas perceberem que estamos avançando muito nessa doença, mas ela não acabou ainda, então não podemos pensar que ela liberou geral. Temos que ter muita obediência e consciência, além da observância dos protocolos”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

NOTÍCIA RELACIONADA

Firmino Filho vai flexibilizar abertura de postos e supermercados aos sábados

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.