Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: FMS inicia vacinação de profissionais de saúde em Teresina

A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa (MDB) e do presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 15 Profissional de saúde sendo vacinada contra covid-19 em Teresina Profissional de saúde sendo vacinada contra covid-19 em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 15 Profissional de saúde de Teresina sendo vacinado contra covid-19 Profissional de saúde de Teresina sendo vacinado contra covid-19
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 15 Vacinação contra covid-19 Vacinação contra covid-19
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 15 Profissional de saúde Profissional de saúde
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 15 Dr. Pessoa Dr. Pessoa
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 15 Vacinação contra o coronavírus em Teresina Vacinação contra o coronavírus em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 15 Prefeito Dr. Pessoa Prefeito Dr. Pessoa
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 15 Vacina contra o novo coronavírus Vacina contra o novo coronavírus
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 15 Profissional de saúde com vacinas de covid-19 Profissional de saúde com vacinas de covid-19
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 15 Profissional de saúde é vacinado contra covid-19 em Teresina Profissional de saúde é vacinado contra covid-19 em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 15 Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 15 Vacina contra o coronavírus Vacina contra o coronavírus
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 15 Vacinados mostrando o cartão de vacina Vacinados mostrando o cartão de vacina
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 15 Enfermeiras segurando a vacina Enfermeiras segurando a vacina
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 15 Prefeito Dr. Pessoa Prefeito Dr. Pessoa

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou sua campanha de vacinação nesta terça-feira (19) por volta de 14h e imunizou cinco profissionais de saúde no Hospital da Primavera, localizado na zona norte em Teresina. Ainda ontem (18), a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde, foi a primeira teresinense a receber a dose da Coronavc.

A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa (MDB) e do presidente da FMS, Gilberto Albuquerque. O GP1 apurou que dos outros nomes escolhidos, quatro são profissionais que autuam na saúde e um é agente de portaria.

Até o momento foram escolhidos para a vacinação, na respectiva ordem: Janaína Sâmia de Almeida Moura (médica); Clebson Ferreira de Lima (enfermeiro); Danilo Araújo Silva (técnico de enfermagem); Geociane de Assis e Silva (técnica de enfermagem) e Diego Vanderson de Abreu Veloso Lucena (agente de portaria).

Dr. Pessoa fez uma recomendação às pessoas que tiverem condições de ser vacinadas. “A vacina veio testada pela Anvisa, é uma vacina segura, e eu recomendo, como prefeito de Teresina, para que todos que tiverem essa oportunidade se vacinem”, falou.

“O coronavírus não tem tratamento, às vezes a gente trata algumas complicações, como não tem nenhum tratamento especifico o melhor é a prevenção, seguir o que está no protocolo da OMS, distanciamento, usar álcool em gel, máscara e medir a temperatura, mas agora chegou a vacina”, declarou o prefeito.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque destacou a alegria em participar desse momento. “A oportunidade que nós estamos tendo de iniciar a vacinação nos trabalhadores da saúde, já é um motivo alegre, fico muito satisfeito em participar desse evento com essa finalidade, proteger contra o coronavírus, hoje, é uma meta que todos nós devemos ter”, afirmou.

Segundo ele, nesta terça, haverá em torno de 20 grupos de vacinação nas unidades básicas de saúde, em alguns hospitais e nos abrigos de idosos. Ainda de acordo com o médico, os profissionais de saúde que tomarão a vacina são os que trabalham na área covid-19. “Só é suficiente para o servidor que trabalha na área covid-19 e 460 idosos que estão em abrigos”, afirmou.

Gilberto disse ainda que é necessário que os hospitais realizem o cadastro dos profissionais da saúde que trabalham com pacientes diagnosticados com covid-19 para que sejam imunizados. “Essa é a expectativa, que todos os hospitais cadastrem o seu servidor exclusivamente da área covid-19. Nós vamos fazer um pouco mais de 11 mil doses, então 5.500 pessoas, só a FMS tem em torno de 12 mil servidores, não daria para todo mundo, daí foi priorizado o servidor que trabalha no setor covid-19”, declarou.

A médica Janaína Sâmia de Almeida Moura, que foi a primeira a ser vacinada hoje, destacou que o momento é de gratidão e de esperança em salvar vidas. “Em um ano difícil, em que nos afastamos de nossos familiares, eu que tenho pais idosos, tive que me afastar, então para mim é um sentimento de gratidão, por ter sobrevivido, por estar com saúde e tendo a oportunidade de me vacinar. Também estou com o sentimento de esperança, que mais vidas nós vamos conseguir salvar”, relatou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.