Fechar
GP1

Guaribas - Piauí

Covid-19: prefeitos Dr. Wagner e Joercio Andrade “furam fila” da vacina

Procurados pelo GP1, os prefeitos Dr. Wagner e Joercio Andrade não atenderam às ligações.

O prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho (Progressistas), e o prefeito de Guaribas, Joercio Andrade (MDB), “furaram a fila” da vacinação contra o novo coronavírus em seus respectivos municípios, tomando a dose do imunizante mesmo não fazendo parte do grupo prioritário de funcionários da saúde que atuam diretamente no atendimento à casos de covid-19.

Joercio Andrade, foi um dos primeiros a receber na tarde desta terça-feira (19) a dose da vacina. O prefeito de Guaribas tem 40 anos e sequer faz parte do grupo de risco por idade.

Foto: Reprodução/WhatsAppPrefeito Joercio Andrade
Prefeito Joercio Andrade

Na ocasião em que o prefeito tomou a vacina, seis servidores da Secretaria Municipal de Saúde também foram imunizados com a primeira dose da Coronavac. O caso gerou repercussão e estranheza, visto que a determinação é que se priorizem os grupos definidos pelo Ministério da Saúde e mesmo assim, sem justificativa aparente, o gestor “furou a fila” e recebeu o imunizante antes das prioridades.

Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi ), o município de Guaribas tem atualmente 76 trabalhadores da saúde aptos a receberem o imunizante, sendo que apenas 26 doses foram disponibilizadas para a cidade nesse primeiro momento.

Prefeito Wagner Coelho

O prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho, tem 75 anos, é médico e informou em suas redes sociais que foi convidado pelos próprios profissionais de saúde a se vacinar.

Segundo estado que menos recebeu vacinas no Nordeste

O Piauí ficou com a segunda menor quantidade de vacinas entre os estados do Nordeste, recebendo somente 61.160 doses. Cabe destacar que esse número não é suficiente para garantir a imunização de todos que fazem parte do grupo de risco, que a princípio seriam contemplados na primeira fase de vacinação. As doses recebidas pela Sesapi só conseguem garantir a imunização de profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19, pessoas com deficiência e idosos que moram em abrigos.

Outro lado

Procurados pelo GP1 na tarde desta quarta-feira (20), os prefeitos Wagner Coelho e Joercio Andrade não atenderam às ligações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.