Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Defensoria pede que FMS esclareça critérios para vacinação de idosos

A solicitação foi feita por meio de ofício assinado pelo defensor público, Nelson Nery Costa.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí solicitou que o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, esclareça os critérios e o cronograma para a aplicação das vacinas contra a covid-19 em idosos. A solicitação foi feita por meio de ofício assinado pelo defensor público, Nelson Nery Costa.

Nelson Nery Costa explicou que a FMS não alertou sobre quando será a vacinação de pessoas idosas e mesmo que a Capital tenha o número reduzido de doses, essa informação já deveria ser divulgada para tranquilizar a categoria de pessoas vulneráveis.

Foto: Lucas Dias/SemcomIdosa vacina contra covid-19
Idosa vacina contra covid-19

“Enquanto Fortaleza começa a vacinar os idosos, a Fundação Municipal de Saúde ainda não disse quando vai começar essa população. Apesar do número reduzido ainda das doses na capital, já deveria sinalizar alguma informação e ser mais transparente no cronograma. Por hora, só queremos a informação para tranquilizar os idosos e vulneráveis”.

Ao fazer a solicitação, o defensor público destacou ser direito dos assistidos pela Defensoria Pública, assim como da população, saber sobre os critérios e cronogramas de imunização.

Mais de 12 mil vacinados

A Capital, ao todo, conta com 20 mil doses de vacinas, sendo 11 mil da Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac. Outras 9 mil doses foram produzidas pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório Astrazeneca.

A FMS informou no último dia 29 de janeiro que 12.308 pessoas já foram vacinadas contra covid-19 em Teresina desde o dia 19 de janeiro. Os imunizados são profissionais da saúde, pessoas com deficiência e idosos com 60 anos ou mais que vivem em abrigos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.