Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: governador Wellington Dias descarta "lockdown nacional"

Para tomar essa medida, segundo Wellington Dias, seria preciso apoio do Governo Federal e do Exército.

O governador Wellington Dias (PT-PI) anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (10), durante entrevista coletiva, mais medidas de enfrentamento à covid-19 (novo coronavírus). O chefe do executivo piauiense descartou adotar "lockdown nacional", pois esclareceu que para implantar essa medida, seria preciso apoio do Governo Federal

"O que é lockdown, é impedir que as pessoas saiam, mas para isso, a gente precisaria ter o apoio das Forças Armadas, Exército. A gente não tem como impedir as pessoas de saírem de casa", explicou o governador.

Pacto nacional

Wellington disse que conclamou os governadores dos demais estados do País para formalizar um Pacto Nacional de combate a pandemia, como forma de unir forças e deliberar ações que deverão ser postas em prática de forma unificada.

“O decreto [em vigência no Piauí] que nós colocamos é o mínimo. Agora nós estamos trabalhando para ainda hoje adotarmos nacionalmente, novas medidas, e não haverá nenhum receio da nossa parte, o que for necessário fazer nós vamos fazer, mas queremos fazer nessa sintonia nacional integrado com os municípios”, explicou o chefe do Palácio de Karnak.

HPM exclusivo para covid-19

O governador anunciou que, por meio de um decreto que deve ser assinado ainda hoje, vai transformar o Hospital da Polícia Militar em exclusivo para atendimento dos casos de covid-19. “Eu devo agora, ainda hoje, estar colocando em decreto o nosso Hospital da Polícia Militar como um hospital da covid-19, lá nos temos oxigênio, temos leitos com canalização e isso permite ampliar tanto para linha com leitos clínicos quanto para com respiradores”, afirmou.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Respiradores

Wellington informou que após diálogo com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, 40 respiradores serão enviados para o Piauí. “Conversei ontem e hoje com o Ministério da Saúde pedindo para que a gente possa, e ele se comprometeu, receber 40 respiradores”, declarou o governador.

Novos leitos

O governador também declarou que vai tomar medidas para liberar mais leitos na rede privada e adiantou que estão suspensas todas as cirurgias eletivas em hospitais públicos, a exemplo, do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

“Nós trabalhamos para ter um apoio maior do que vem sendo dado da rede privada, nós fizemos uma suspensão de cirurgias eletivas, em alguns hospitais como, por exemplo, o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil, Hospital de Picos, Floriano, Piripiri, Parnaíba, Bom Jesus, mas agora nós vamos fazer decreto para que a gente possa limitar ainda mais somente esses casos muito graves. O estado ao fazer isso assume compromisso de que esses leitos liberados serão leitos para a covid-19 e os hospitais vão receber por eles”, garantiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.