Fechar
GP1

Picos - Piauí

Idosos dormem aglomerados em fila a espera de vacina em Picos

Em nota, a Secretária de Saúde de Picos lamentou a situação e informou que o problema foi ocasionado pela alta demanda de idosos e pouca doses da vacina.

Com esperança de dias melhores, idosos dormiram aglomerados em uma fila à espera de senhas para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 na madrugada desta terça-feira (23) no município de Picos, distante 322 km de Teresina. A vacinação era para idosos na faixa etária de 75 a 79 anos.

Em entrevista ao GP1, Weslley Monteiro, contou que ele chegou na fila às 21h, para pegar uma vaga para sua mãe de 78 anos, mas que a 1ª pessoa chegou no local às 19h.

Foto: Reprodução/WhattsappFila de idosos a espera de vacina em Picos
Fila de idosos a espera de vacina em Picos

“Fiquei sabendo através das redes sociais que iria ter esse ponto de vacinação aqui perto de casa, e que várias pessoas já estavam no local guardando vaga para serem vacinadas hoje. Então, resolvi ir nessa escola, quando cheguei lá já tinha 80 pessoas na fila, na maioria idosos. Diante da oportunidade fiquei na fila guardando vaga para minha mãe, que recebeu a dose hoje às 9h da manhã. No início do dia, já tinham mais de 200 pessoas na fila, sendo que só 150 doses estavam sendo disponibilizadas”, informou.

Outro lado

A Secretária de Saúde de Picos, divulgou nota, onde tenta explicar a situação enfrentada pelos idosos, após o caso ter gerado grande repercussão na região. O órgão lamentou o ocorrido, e justificou o fato alegando que as senhas seriam distribuídas somente no período da manhã de acordo com horário determinado pelo cronograma de imunização da cidade.

Ainda de acordo com a nota, as doses que foram partilhadas pelo Ministério da Saúde são insuficientes para suprir a demanda de cada faixa prioritária, que é calculada com base em dados antigos do IBGE.

Por fim, a Secretaria de Saúde informou que está estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, e ressalta que enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda haverá filas.

Veja a nota na íntegra

Foto: Divulgação/AscomNota
Nota
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.