Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Novos leitos abertos no HU-UFPI são ocupados em menos de 24h

Foram abertos 27 novos leitos clínicos nesta segunda-feira (22), mas todos já estão ocupados.

Nessa segunda-feira (22) o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) assinaram um termo de cooperação para abertura de 27 novos leitos clínicos para covid-19. Com este acréscimo, o hospital chegou ao número total de 38 leitos clínicos. Nesta terça-feira (23), todos os leitos já estão ocupados.

A instituição chegou a abrir duas vagas para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), porém a ociosidade delas não se prolongou e já estão ocupadas. Segundo dados da Sesapi, foram registrados 948 novos casos de coronavírus no Piauí ontem. Ao todo, são 194.359 casos no estado.

Foto: Reprodução/WhatsappQuadro sobre a atual situação do Hospital Universitário
Quadro sobre a atual situação do Hospital Universitário

Em entrevista ao GP1, o superintendente do Hospital Universitário, Paulo Márcio, relatou a atual situação. “Nós temos 30 leitos de UTI, abrimos duas vagas há 15 minutos e elas já estão ocupadas, os pacientes vêm do Hospital Geral do Monte Castelo e da Unidade de Pronto Atendimento do Promorar. No momento, dos 28 pacientes internados, 13 estão intubados, os outros 15 em oxigênio", afirmou.

Nas últimas 24 horas, o HU registrou 16 altas, destas, seis referentes a UTI, e mais 10 de leitos clínicos. De acordo com o superintendente, não foram registrados novos óbitos no hospital por covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com o gestor, só há vagas na ala não-covid.

Estado do Amazonas oferece ajuda ao hospital

Em janeiro, o Brasil acompanhou a situação vivida no Amazonas, que atingiu seu ápice devido ao novo coronavírus, o que levou os hospitais ao colapso. Durante a situação, o Hospital Universitário da UFPI recebeu 30 pacientes advindos do Amazonas. Ao todo, 235 pessoas foram transferidos para os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal.

Com a desaceleração do número de infectados, o Amazonas está cedendo materiais que foram recebidos durante a crise, o HU já foi procurado pelo Estado do Amazonas. “A estrutura que eles receberam hoje não está sendo utilizada, então eles estão procurando aquelas instituições que estenderam a mão naquele momento. Até agora, o HU não está precisando de nenhum material”, declarou o gestor. Foram oferecidos respiradores, monitores e oxigênio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.