Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Insumos do "kit intubação" foram confiscados pelo Ministério da Saúde, diz FMS

Teresina está em situação de alerta máximo para a falta dos remédios no estoque.

A Prefeitura de Teresina , através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou na tarde desta sexta-feira (26) que lotes de 20 medicamentos diferentes que compõem os chamados “kits de intubação”, usados no tratamento da Covid-19, foram confiscados pelo Ministério da Saúde, deixando a Capital do Piauí em situação de alerta máximo para a falta dos remédios no estoque.

Segundo a FMS, esforços estão sendo feitos para adquirir os medicamentos para o tratamento da doença, mas o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, confiscou os insumos para distribuir aos estados conforme a demanda de leitos de UTIs.

Foto: Lucas Dias/GP1Fundação municipal de Saúde
Fundação municipal de Saúde

Ainda de acordo com a Prefeitura de Teresina, nos últimos 2 meses já foram aplicados R$ 176 milhões de recursos próprios no combate a pandemia do novo coronavírus na cidade, além da abertura de mais de 100 novos leitos de UTIs e clínicos para atender os pacientes diagnosticados com covid-19. O valor gasto em dois meses é equivalente a 57% das receitas líquidas arrecadadas em saúde.

O esclarecimento da prefeitura se dá após veiculação de notícias em alguns meios de comunicação sobre os kits intubação.

Confira a nota da Prefeitura de Teresina:

Sobre matéria veiculada em portal nacional sobre a falta de kits de entubação em Teresina, a prefeitura informa que embora o município tenha realizado esforços no sentido de adquirir equipamentos e insumos, os aparelhos têm sido confiscados pelo Ministério da Saúde, que distribui para os Estados conforme a demanda de leitos de UTIs.

A prefeitura informa ainda que somente nos últimos 2 meses, já foram aplicados R$ 176 milhões do Tesouro Municipal, correspondentes a 57 % das receitas líquidas arrecadadas em saúde. A Fundação Municipal de Saúde ressalta ainda a abertura de mais de 100 leitos entre de UTIs e clínicos para atender pacientes Covid.

A prefeitura reúne diariamente o comitê gestor de enfrentamento à Covid para avaliar a situação da pandemia na capital e adotar medidas de controle do vírus na capital.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.