Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Donos de bares e restaurantes protestam contra lockdown no Piauí

Eduardo Rufino, presidente da Abrasel no Piauí, afirmou que a categoria cobra mais leitos nos hospitais, além do não fechamento dos estabelecimentos.

Alef Leão/GP1 1 / 9 Franklin Batista Franklin Batista
Alef Leão/GP1 2 / 9 Eduardo Rufino Eduardo Rufino
Alef Leão/GP1 3 / 9 Manifestação em frente à Alepi Manifestação em frente à Alepi
Alef Leão/GP1 4 / 9 Manifestantes foram até o Palácio de Karnak Manifestantes foram até o Palácio de Karnak
Alef Leão/GP1 5 / 9 Centenas de manifestantes participaram do ato Centenas de manifestantes participaram do ato
Alef Leão/GP1 6 / 9 Protesto contra o lockdown Protesto contra o lockdown
Alef Leão/GP1 7 / 9 Membros da Abrasel estiveram na manifestação Membros da Abrasel estiveram na manifestação
Alef Leão/GP1 8 / 9 Fila de carros no protesto Fila de carros no protesto
Alef Leão/GP1 9 / 9 Manifestação em Teresina Manifestação em Teresina

Empresários e trabalhadores de bares e restaurantes realizaram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (03), em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) contra o fechamento dos estabelecimentos e o lockdown aos finais de semana. Em seguida eles foram até o Palácio de Karnak.

Eduardo Rufino, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Piauí, afirmou que a categoria cobra mais leitos nos hospitais e uma maior fiscalização àqueles que descumprem o decreto, além do não fechamento dos estabelecimentos.

“Queremos mais leitos clínicos, com mais profissionais de saúde e mais bem remunerados, precisamos que eles não nos aterrorizem com esse abre e fecha, que nós temos provas de que isso não funciona, tem um ano fazendo a mesma coisa e não funciona”, declarou Eduardo.

Segundo Eduardo, a categoria é ouvida nas reuniões sobre a discussão das medidas, mas que seus posicionamentos não são considerados. “Somos chamados em algumas reuniões, ontem fomos chamados para participar de uma reunião com o coe, mas foi cancelada. O que tem acontecido é que eles escutam a gente, mas parece que estão escutando só pra dizer que participamos, e tudo sai ao contrário”, explicou.

“Queremos que eles deem condições para a saúde, fiscalizar os clandestinos que são os grandes aglomeradores, eles que devem ser punidos. A grande maioria dos bares e restaurantes estão cumprindo todos os protocolos, inclusive criamos protocolos antes do poder público”, enfatizou.

Ainda de acordo com o presidente, a categoria não tem como suportar mais com essas restrições. “Não suportamos mais nenhum dia, só ontem depois da reunião do COE nossos 90 associados já demitiram mais de 100 pessoas, é um absurdo o que estamos vivendo”, completou.

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia do Piauí, Franklin Batista, reforçou a falta de estruturação da saúde no estado. “Está constatado que o problema na nossa saúde não é só a disseminação da covid-19, mas também a falta dos hospitais de campanha, a retirada dos 169 leitos de UTI do estado, nossa saúde é que está precisando ser cuidada e não serem fechados os estabelecimentos como bares, restaurantes e similares”, argumentou.

“Desde o início da pandemia mais de 3 mil trabalhadores ficaram desempregados, alguns estavam recebendo seguro-desemprego, auxílio-emergencial e hoje não tem mais, e infelizmente quando a gente começa a retomada do nosso trabalho, ele [governador] vem novamente com novos decretos, aceitamos funcionar até meia-noite, aceitamos funcionar até 23 horas, até as 22 horas, mas agora ele quer que a gente funcione somente até as 20 horas com lockdown nos finais de semana, isso é inadmissível, o governo tem que administrar a nossa saúde e fechar as festas clandestinas”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.