Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS recebe lote de medicamentos que compõem 'kit intubação'

O lote é composto por mais de 16 mil ampolas de 13 fármacos utilizados em pacientes com covid-19.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu nessa terça-feira (30) um novo lote de medicamentos que compõem o chamado kit intubação, oriundos do Ministério da Saúde e também de compra emergencial realizada em janeiro. O lote é composto por mais de 16 mil ampolas de 13 fármacos utilizados na assistência a pacientes com covid-19 que precisam de ventilação mecânica.

O novo lote é fruto da articulação da Prefeitura de Teresina junto a órgãos como Ministério da Saúde e os conselhos nacionais dos secretários de saúde estaduais e municipais, para garantir o abastecimento dessas medicações a todos os hospitais habilitados para a realização do procedimento de intubação.

Foto: Lucas Dias/GP1Gilberto Albuquerque, presidente da FMS
Gilberto Albuquerque, presidente da FMS

O acordo estabelece que as substâncias são enviadas diretamente ao Ministério da Saúde, que faz a distribuição para os estados e municípios, de forma a garantir um atendimento igualitário a todo o País.

Dentre os medicamentos recebidos estão itens essenciais como atracúrio, dexmetetomidina, epinefrina, etomidato, fantanila, midazolam, morfina, naxolona e norepinefrina. Paralelo a essas articulações, a FMS está realizando compras emergenciais para aumentar o estoque, porém tem encontrado dificuldades diante do momento de grande dificuldade de aquisição e escassez no mercado nacional.

"Apesar disso, estamos fazendo empenhos para a compra dos fármacos disponíveis nos estoques dos fornecedores, e graças a isso recebemos também um lote de noradrenalina para nossos hospitais", explicou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Albuquerque disse ainda que o lote vai garantir o pleno abastecimento dos hospitais do município pelos próximos dias. "Então hoje estamos disponibilizando pra todos os nossos pacientes as medicações mais adequadas possíveis, facilitando assim o tratamento nesse período de tamanha dificuldade", finalizou o presidente da FMS.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.