Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias não vai antecipar feriado para esta sexta-feira

A proposta foi encaminhada à Alepi, mas devido à morte de Firmino Filho, não houve tempo para votação.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou ao GP1, na noite desta quarta-feira (07), que não vai mais antecipar para esta sexta-feira (09) o feriado do Dia do Piauí de 2022. No entanto, haverá lockdown na sexta, sábado e domingo, como já consta em decreto.

Clique aqui e confira o decreto.

“Adotamos medidas restritivas por Decreto, na sexta terão medidas mais amplas que na semana”, declarou o chefe do executivo estadual. Ele assinou, no último domingo (04), decreto mantendo as medidas restritivas e impondo lockdown a partir das 20 horas de quinta-feira (08) até o domingo (11). A determinação visa conter o avanço da covid-19.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O GP1 também conversou com o secretário estadual de Governo, Osmar Júnior. Ele afirmou que o governador chegou a encaminhar mensagem à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pedindo a antecipação do feriado, contudo, diante da tragédia da morte do ex-prefeito Firmino Filho os parlamentares não conseguiram se reunir em plenário para votar o texto.

“O governador encaminhou projeto de lei à Assembleia e infelizmente por essa tragédia, que foi a morte do ex-prefeito Firmino Filho, a Assembleia não votou e não há mais tempo hábil, portanto não haverá antecipação de feriado para a próxima sexta-feira”, colocou.

Foto: Lucas Dias/GP1Osmar Júnior
Osmar Júnior

Osmar Júnior explicou a finalidade da antecipação de feriado. “O feriado tem o sentido de antecipar ou de fazer com que não haja a perda do dia do trabalho, ele deixaria de ocorrer agora, mas ocorreria em data futura que seria feriado”, esclareceu.

Decreto

Nos dias 5, 6, 7 e 8 de abril, o decreto permite o funcionamento de bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares somente até às 20h, ficando proibida a realização de festas, eventos, confraternizações, dança ou qualquer atividade que gere aglomeração, seja no estabelecimento ou no seu entorno.

O comércio em geral poderá funcionar somente até às 17h e os Shopping Centers das 12h às 20h. Já os órgãos da administração pública devem funcionar, preferencialmente, no modelo remoto, mantendo o contingente máximo de 30% de servidores em atividades presencial, com exceção para os serviços de saúde, segurança pública e de outros considerados essenciais.

Eventos culturais, atividades esportivas e sociais, como funcionamento de boates, casas de show e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, permanecem proibidos.

Lockdown

Já a partir das 20h da quinta-feira (08), até às 24h de domingo (11), ficam suspensas todas as atividades presenciais econômicos-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais.

Hotéis também poderão abrir, mas com atendimento exclusivo dos hóspedes, sendo que a alimentação só poderá ser feita por meio de serviço de quarto. Os restaurantes podem funcionar apenas para serviços de entrega ou drive-thru. Serviços de saúde também poderão abrir, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Outros serviços essenciais que poderão funcionar nesse período são bancos e lotéricas, postos de combustíveis, distribuidoras e transportadoras, serviços de segurança pública e vigilância, de telecomunicação, processamento de dados, call centers, imprensa, funerárias, serviços de saneamento básico, agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.

Os templos, igrejas, centros espíritas e terreiros poderão funcionar com público limitado a 25% da capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, nem podendo a celebração passar de duas horas de duração.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.