Fechar
GP1

Economia e Negócios

Carnes de frigoríficos investigados passam em primeiro teste

Os 10 alimentos analisados tiveram resultados satisfatórios.

Nesta sexta-feira (31) foi divulgado o resultado da primeira análise das amostras de carnes e embutidos das marcas Seara (JBS), Friboi (JBS), Novilho Nobre, Sadia (BRF), Perdigão (BRF) e Italli (Peccin) pela Secretaria de Saúde do Paraná. Nessa primeira etapa, todas as marcas estão regulares. Agora, os laudos realizados no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) serão enviados ao Ministério da Agricultura e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para auxiliar nas investigações da Operação Carne Fraca.

De acordo com o Estadão, aspectos físico-químicos dos alimentos foram analisados, levando em consideração a legislação para cada tipo de produto. A análise envolveu a pesquisa de nitrito e sulfito (utilizados como conservante), e determinação de PH (pode indicar contaminação pela toxina botulínica). Os 10 alimentos analisados tiveram resultados satisfatórios.

Também foi feita a avaliação microbiológica (clostrídios, estafilococos, coliformes fecais e salmonela). Foram analisadas amostras de carnes resfriadas, carne bovina salgada curada, linguiça tipo calabresa, linguiça mista, mortadela de frango, presunto, salame e salsicha de todas as empresas investigadas pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal.

As coletas do primeiro lote de amostras foram feitas entre segunda e terça-feira (20) e (21) pela vigilância sanitária do município de Curitiba.

Nesta semana, mais 10 novas amostras foram encaminhas ao Lacen-PR pela Vigilância Sanitária municipal. Os novos produtos passarão pelos mesmos testes. O monitoramento deve ser mantido pelos próximos dois meses com coletas em outros municípios do Paraná.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.