Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Utilização do transporte público caiu 63% em 10 anos, diz Setut

Em 2010, a média anual de passageiros transportados pagantes era de 6 milhões e depois de 10 anos caiu para 2 milhões.

O levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) e disponibilizado ao GP1 nesta sexta-feira (29) indica que houve uma queda de 63,24% na quantidade anual de usuários nos últimos 10 anos na Capital.

Esse número se agrava ainda mais quando se refere ao passageiro pagante do sistema. Em 2010, a média anual de passageiros transportados pagantes era de 6.238.289. Uma década depois, esse número caiu para 2.292.814.

Foto: Lucas Dias/GP1Usuários do transporte público nas paradas de Teresina
Usuários do transporte público nas paradas de Teresina

O coordenador técnico do Setut, Vinicius Rufino, destacou que devido ao transporte público ser mantido com as tarifas que são pagas pelo usuário, o serviço já vinha se desequilibrando e esse problema se agravou de forma considerável. “Sem a estrutura necessária, o transporte público vem perdendo passageiros nos últimos 10 anos e estas constantes quedas nas quantidades de passageiros transportados podem resultar em graves consequências ao setor em Teresina”, destacou.

Ainda segundo o coordenador, a queda de uso do transporte público impacta na arrecadação das empresas, pois ocorre aumento de custos, que não é compensado com o faturamento. “A mudança vem sendo sentida pelas empresas de transporte coletivo, que sofrem com os aumentos constantes dos custos e uma queda permanente da arrecadação", disse.

Paralisação

Nessa semana, motoristas e cobradores do transporte público da Capital paralisaram as atividades durante três dias, afetando mais de 90% da frota de ônibus de Teresina. Eles reivindicaram o pagamento do ticket alimentação que ainda não havia sido pago no último dia 20 de janeiro de 2021, razão pela qual iniciaram o movimento sem a presença do Sintetro. Depois de uma breve negociação com a Prefeitura de Teresina, os motoristas resolveram voltar aos postos de trabalho com o pagamento do ticket alimentação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.