Fechar
GP1

Picos - Piauí

Apoio do Padre Walmir a Severo Eulálio causa insatisfações

Presidente do diretório municipal do PT negou que a decisão tenha passado pela instância da legenda.

A declaração do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que no início da semana anunciou oficialmente o seu apoio à pré-candidatura à reeleição do deputado estadual Severo Eulálio Neto (MDB), desagradou a alguns setores da base aliada.

A decisão do Padre Walmir foi alvo de debate na sessão da última quinta-feira, 19, na Câmara Municipal de Picos entre o líder do governo, Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT) e José Luís de Carvalho (PTB).

  • Foto: GP1Prefeito Padre Walmir Prefeito Padre Walmir

Quem também se manifestou sobre o assunto foi o presidente do diretório municipal do PT, Zacarias Teixeira, que se disse surpreso com a decisão do prefeito Padre Walmir em apoiar um candidato que não seja da sigla ao qual é filiado.

“Nós fomos pegos de surpresa! O PT em Picos vem discutindo a possibilidade de apoiar uma pessoa da região. Dentro do partido nós temos uma determinação de os filiados apoiarem os candidatos da legenda. Em todas as eleições nós temos candidatos e a orientação que parte do próprio estatuto do partido, é que os filiados votem nos companheiros” – explicou Zacarias Teixeira.

Ele disse ainda que a informação do prefeito dando conta de que foi feita uma dobradinha entre os deputados Severo Eulálio (MDB) e Assis Carvalho (PT) não procede. “A instância do partido em momento algum fez essa discussão de fazer dobradinha com candidato de outro partido. O PT de Picos orienta os seus filiados a votarem nos candidatos da sigla” – reafirmou.

Debate

Ao usar a tribuna da Câmara na sessão da última quinta-feira, 19, o vereador José Luís de Carvalho (PTB) disse que ao ouvir a entrevista do Padre Walmir deu a entender que somente o grupo do deputado Severo Eulálio (MDB) é que tinha votado nele [Padre Walmir] na eleição para prefeito.

  • Foto: GP1Apoio de Padre Wlamir a Severo Eulálio provoca insatisfações entre aliadosApoio de Padre Wlamir a Severo Eulálio provoca insatisfações entre aliados

“Na entrevista deu a entender que o grupo do deputado Nerinho (PTB) não apoiou sua reeleição. Aqueles que fazem parte de nossa base ficaram preocupados e fizeram algumas indagações. O que será de nós agora? Será que seremos retaliados? Vamos sair da base? Acalmei essas lideranças argumentando que não muda nada e que continuaremos na base” – pontuou José Luís.

O líder do governo na Câmara, Evandro Paturi (PT), retrucou o colega e afirmou que o PTB também está dividido em relação ao apoio ao deputado Nerinho, o que para ele é natural.

Evandro Paturi confirmou que de fato a discussão não passou pelo crivo do PT, mas, em relação aos aliados ele não entende essa postura de desaprovação.

“O Padre Walmir vai apoiar o deputado Severo Eulálio (MDB), mas o PTB está bem contemplado dentro da administração. Tem três secretarias, sendo que uma delas é das mais importantes. O próprio partido está dividido em relação ao apoio ao deputado Nerinho, pois, parte das lideranças ligadas ao vereador José Luís vão votar é no coronel Carlos Augusto” – afirmou Paturi.

Já o vereador Wellington Dantas (PT), cujo nome está sendo ventilado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, disse que o prefeito é do PT, porém, livre para fazer suas escolhas. Ele ressaltou que esperava que a posição do gestor fosse outra, de apoiar um petista, mas, respeita a decisão tomada

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.