Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sete institutos divulgam pesquisas para prefeito de Teresina

A margem de erro de cada pesquisa é variável, isso quer dizer que quanto maior for a quantidade de entrevistados, menor a margem de erro.

Em Teresina, 13 candidatos estão na corrida eleitoral disputando o comando do Palácio da Cidade, em eleições que acontecem no dia 15 de novembro em todo o Brasil. Com a proximidade do pleito, institutos estão intensificando a realização de pesquisas eleitorais, a fim de ouvir a população e apontar os nomes mais bem cotados para assumir o mais alto cargo do poder executivo municipal.

Até a próxima semana, sete institutos vão divulgar resultados de pesquisas feitas em Teresina, no intuito de levantar os nomes mais lembrados quando o assunto é eleição para prefeito e também para vereador. Os institutos que vão divulgar as próximas pesquisas são: Instituto Qualitativa, Ibope, Amostragem, Opinar, Credibilidade, Data O Dia e Instituto GP1.

Saiba mais detalhes sobre as pesquisas que serão divulgadas:

Instituto Qualitativa

A pesquisa, contratada pelo próprio Instituto Qualitativa, foi registrada no dia 10 de setembro com o número PI-09505/2020, e tem como estatístico responsável José dos Reis Cunha Filho. Ela será divulgada até esta sexta-feira (16).

Foram entrevistados 700 eleitores, sendo 384 mulheres e 316 homens, e empregou como metodologia uma amostragem estratificada por cota de sexo, faixa etária, nível de instrução e faixa de renda, distribuída nas zonas urbana e rural através de entrevistas domiciliares e individuais. A margem de erro é de 3,71%.

Ibope

Contratada pela TV Rádio Clube de Teresina, a pesquisa do Ibope foi registrada no dia 10 de outubro, com o número PI-05564/2020, sob responsabilidade da estatística Márcia Cavallari Nunes. A divulgação do resultado ocorrerá até esta sexta (16).

O Ibope ouviu 602 teresinenses, em uma pesquisa quantitativa que adotou como metodologia a realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 4%.

Amostragem

A pesquisa foi contratada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, registrada no dia 13 de outubro com o número de identificação PI-08625/2020, sob responsabilidade do estatístico João Batista Mendes Teles. O resultado será divulgado até o dia 19 de outubro.

Nessa pesquisa foram entrevistadas 605 pessoas, sendo 332 mulheres e 273 homens, através da metodologia de amostragem não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, zona (urbana e rural), bairros e povoados. A margem de erro é de 3,9%.

Opinar

Contratada pela TV Antena 10, foi registrada com o número PI-02493/2020. Um fato curioso é que a pesquisa foi realizada antes de seu registro: as entrevistas foram finalizadas no dia 11 de outubro e a pesquisa só foi registrada dois dias depois, no dia 13. O resultado deve ser divulgado até o dia 19 de outubro e o estatístico responsável é Kleison de Paiva Freitas.

O Opinar entrevistou 800 eleitores, sendo 438 mulheres e 362 homens, e empregou como metodologia uma amostragem aleatória estratificada proporcional por sexo, idade, escolaridade e renda, distribuída nas zonas urbana e rural através de entrevistas domiciliares e individuais. A margem de erro é de 3,46%.

Credibilidade

Contratada também pela TV Antena 10, a pesquisa foi registrada no dia 14 de outubro com o número de identificação PI-01762/2020, sob responsabilidade do estatístico Diogenes Vitor da Silveira. A pesquisa será divulgada até o dia 20 de outubro.

Nessa pesquisa foram entrevistadas 900 pessoas, sendo 493 mulheres e 407 homens, através da metodologia de amostragem não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, zona (urbana e rural), bairros e povoados. A margem de erro é de 3,30%.

Data O Dia

A pesquisa foi contratada pelo Sistema O Dia de comunicação e foi registrada no dia 14 de outubro com o número PI-04294/2020, e tem como estatístico responsável Diogenes Vitor da Silveira. Ela será divulgada até o dia 20 de setembro.

O Data O Dia entrevistou 800 eleitores, e empregou como metodologia uma amostragem, com aplicação de questionários estruturados e abordagem pessoal em residências e pontos de fluxo populacional. O conjunto do eleitorado do município de Teresina, com 16 anos ou mais, foi tomado como universo da pesquisa. A margem de erro é de 4,12%.

Instituto GP1

Contratada pela empresa JCS Holanda, detentora do Portal GP1, a pesquisa foi registrada no dia 15 de outubro com o número de identificação PI-01669/2020, sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Montesserrarte Almeida Sales de Araújo. A pesquisa deverá ser divulgada no dia 25 de outubro.

Nessa pesquisa foram entrevistadas 991 eleitores, sendo 544 mulheres e 447 homens, através da metodologia de amostragem não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, zona (urbana e rural), bairros e povoados. A margem de erro é de 3,11%, a menor entre as sete pesquisas aqui apresentadas.

Como pode ser visto nesta matéria, a margem de erro de cada pesquisa é variável, ou seja, quanto maior a quantidade de entrevistados, menor a margem de erro. Por conta disso, o Instituto GP1 possui a menor margem de erro, uma vez que a quantidade de eleitores entrevistados é a maior.

Vereador

Cinco desses institutos também vão apresentar pesquisa espontânea de intenção de voto para vereador de Teresina, são eles: Instituto Qualitativa, Opinar, Credibilidade, Data O Dia e Instituto GP1.

Saiba quem são os candidatos

Os candidatos que estão na corrida rumo ao Palácio da Cidade são: Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Fábio Sérvio (PROS), Gervásio Santos (PSTU), Gessy Fonseca (PSC), Kleber Montezuma (PSDB), Lourdes Melo (PCO), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego (Patriota), Mário Rogério (Cidadania), Pedro Laurentino (Unidade Popular) e Simone Pereira (PSD).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.