Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Conheça os planos de governo de mais 4 candidatos à Prefeitura de Teresina

O plano de governo é um dos documentos obrigatórios que devem ser apresentados pelos candidatos e registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dando sequência a apresentação dos planos de governo dos candidatos a prefeito de Teresina, nesta quinta-feira (08) o GP1 divulga as propostas de Major Diego Melo (Patriota), Lucineide Barros (PSOL), Simone Pereira (PSD) e Fábio Sérvio (PROS).

A divulgação está sendo feita de acordo com a posição dos candidatos nas pesquisas eleitorais, como já havia sido adiantado na reportagem anterior, onde foram divulgadas as propostas dos quatro primeiros colocados na pesquisa do Instituto GP1: Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Kleber Montezuma (PSDB) e Fábio Novo (PT). Assim, na sequência vem Major Diego Melo (Patriota), Lucineide Barros (PSOL), Simone Pereira (PSD) e Lourdes Melo (PCO).

Como a candidata do PCO ainda não registrou seu plano de governo, será divulgado hoje o de Fábio Sérvio (PROS), que aparece logo em seguida na pesquisa.

  • Foto: GP1Major Diego, Lucineide Barros, Simone Pereira e Fábio SérvioMajor Diego, Lucineide Barros, Simone Pereira e Fábio Sérvio

O plano de governo é um dos documentos obrigatórios que devem ser apresentados pelos candidatos e registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neles constam as principais ideias e propostas para a gestão do município que se propõem a administrar.

Dentre os pontos apresentados nesse documento, estão propostas para educação, saúde, segurança, emprego e renda, habitação, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e assistência social.

Confira os planos de governo de Major Diego, Lucineide Barros, Simone Pereira e Fábio Sérvio:

Major Diego

Em seu plano de governo, Major Diego se propõe a inaugurar “um inovador modelo gerencial para Teresina, conservador e liberal na economia, voltado para o desempenho de excelência da gestão, com transparência, qualidade e economia na gestão, fazendo mais com menos, tudo voltado para a implantação de novos padrões na relação entre a administração pública da cidade e a população”.

O candidato defende cinco princípios na administração de uma cidade: o interesse público no primeiro escalão de prioridades; servir no lugar de guiar; pensar estrategicamente, agir democraticamente; protagonismo cidadão; e modernização.

Ele divide seu plano de governo em 10 eixos: segurança; saúde pública; educação; família, mulher e direitos humanos; indústria e comércio; infraestrutura, meio ambiente e mobilidade urbana; agricultura; cultura e turismo; e esporte e lazer.

Para a segurança, Major Diego pretende criar a Secretaria de Segurança Pública de Teresina, ampliar o efetivo da Guarda Municipal de Teresina, instituir o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), reimplantar o projeto Ronda Cidadão, dentre outras propostas.

Na saúde, o candidato tem como principal proposta a reativação da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina. Ele também pretende implantar o projeto Fim da Fila: um sistema integrado de informatização em toda a rede de saúde da capital, de modo que os teresinenses possam marcar consultas e exames por telefone ou pela internet.

Na área da educação, Major Diego apresenta a proposta de criar o Programa de Apoio ao Professor Empreendedor – PAPE, cuja finalidade será possibilitar aos professores aposentados e profissionais da educação do ensino básico acesso ao crédito através do Banco Popular (BP), para construção de creches/pré-escolas particulares ou com Parceria Público Privada (PPP). Ele também pretende valorizar os professores e demais funcionários da educação, promovendo o ajuste adequado do salário, acima do piso nacional, tomando medidas revisionais ao plano de carreira, cargos e salários, como previstos em lei; e fornecer tablets para todos alunos e professores da rede municipal de ensino básico, possibilitando a implementação de ensino a distância e inclusão de novas tecnologias.

Em relação a questão da mulher, família e direitos humanos, o candidato do Patriotas tem como propostas: promover capacitação em Educação em Direitos Humanos; promover liberdade de religião ou crença; garantir a igualdade étnico-racial; assegurar políticas públicas de assistência à pessoa com deficiência; garantir a execução de políticas públicas de inclusão social e de combate às desigualdades; oferecer assistência a pessoa em situação de rua; dentre outras ações.

Confira o plano de governo de Major Diego na íntegra abaixo ou clique aqui

Lucineide Barros

A candidata do PSOL defende um projeto intitulado “Bem viver”, que, segundo seu plano de governo, busca uma cidade inclusiva e plural. “Entendemos que todas as vidas importam e que todas as pessoas tem direito a cidade, que o público deve prevalecer sobre o privado, que as opressões devem ser combatidas e superadas, que é nosso compromisso ter responsabilidade socioambiental e que podemos ter uma gestão democrática, compartilhada e participativa envolvendo as pessoas que constroem essa cidade”, consta no documento.

Na área da educação, a professora pretende equipar as bibliotecas escolares, dotando-as de bibliotecários (as), espaços de leitura e de convivência, em parceria com a UESPI; organizar oficinas de apoio comunitário e acadêmico às escolas, com produção de materiais reciclados para apoio pedagógico e organização do “recreio animado e criativo”; revisar os cardápios da alimentação escolar, incluindo alimentos orgânicos e da agricultura familiar; criar o programa de Agentes Comunitários Escolares para realizar visitas domiciliares e busca ativa junto aos estudantes e seus familiares; dentre outras propostas.

Para a segurança, Lucineide Barros tem como principal objetivo afirmar uma política de desmilitarização na atuação das forças de segurança pública de Teresina, no caso, a Guarda Municipal de Teresina. “A guarda municipal além de ganhar bem menos do que os demais policiais, atua de forma mais militarizada do que as demais instituições de políticas de segurança, sem respeitar direitos humanos e como ataque à população negra e periférica, sem nenhuma atuação nos bairros elitizados”, diz o plano.

Na saúde, a candidata tem como proposta a ampliação e fortalecimento da Atenção Básica em Saúde (ABS), por meio da organização de concurso público para as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Também consta no plano a organização do Sistema Municipal de Vigilância em Saúde, considerando vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e saúde do trabalhador na atuação integrada com as diversas redes de atenção à saúde e elaborando boletins epidemiológicos sobre os principais problemas de saúde do município.

Lucineide também apresenta propostas para a assistência social em Teresina, como a realização de concurso público para a ocupação de vagas na SEMCASPI; o fortalecimento e implementação de um Programa Permanente da Assistência Social, que garanta a integração das duas redes de proteção, a Proteção Básica e a Proteção Especial (Média e Alta Complexidade); e criação da modalidade volante do CRAS, para atender às populações periféricas que vão surgindo no entorno da capital e que não tem condições de se deslocar.

Confira o plano de governo de Lucineide Barros na íntegra abaixo ou clique aqui

Simone Pereira

O plano de governo apresentado pela candidata Simone Pereira foi desenhado para garantir que a força-motriz da sua gestão será inspirada em pensar estrategicamente e agir democraticamente.

“Estamos propondo um modelo de gestão em que iremos resgatar nossa cidadania redescobrir nossas vocações, valores, e focar no que realmente importa: resultados que melhorem a qualidade de vida”, diz trecho da proposta.

Uma das propostas apresentadas pela candidata é a reforma administrativa para uma gestão pública com resultados para as pessoas, diálogo, transparência, planejamento, eficiência dentre outros pontos.

Simone quer ainda construir um novo Centro Administrativo de Teresina com objetivo de conferir rapidez e racionalidade aos procedimentos administrativos e eficácia dos serviços públicos ofertados aos cidadãos e oferecer conforto aos cidadãos teresinenses que necessitam de serviços personalizados.

Na área da saúde, a candidata pretende criar o Programa Corujão Hospitalar que é um convênio com rede privada para atendimentos e realização de exames em horário noturno, além da implementação do Programa de Contratação Emergencial de clínicas laboratoriais e de exames de imagens particulares para promover a realização de todos os exames pendentes na rede municipal, zerando a demanda atrasada.

Para a Segurança Pública, a proposta é a criação da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania para facilitar o acesso ao Fundo de Segurança do Governo Federal para trazer mais recursos para Teresina.

Ainda segundo o plano de governo, as propostas para a área da Educação são as implementações do Instituto TME (Transformando Minha Escola), Projeto Ligado No Meu Tempo, Projeto Primeira Infância, dentre outras propostas.

Confira o plano de governo de Simone Pereira abaixo na íntegra ou clique aqui

Fábio Sérvio

O candidato do PROS a prefeito de Teresina, Fábio Sérvio, destacou que o seu plano de governo é um norteador de ações e políticas que objetivam impulsionar o desenvolvimento em todos os seus aspectos, e que consiga solucionar as demandas da sociedade, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento humano pleno individual e coletivo, o crescimento a partir da liberdade econômica, a desburocratização, a defesa da vida e dos direitos individuais, a eficiência da gestão pública em todas as áreas de prestação de serviços ao cidadão, o cumprimento da lei e da ordem, a segurança, a promoção de um ambiente inovador, a segurança jurídica e o bem-estar da nossa gente.

Para a área do Desenvolvimento Econômico, ele propõe a implantação da Secretaria Municipal do Agronegócio Programas contínuos com SENAR, SEBRAE, EMATER, Programa de Empreendedorismo Agrícola, Programa de formalização dos empreendedores rurais, dentre outros programas e projetos.

Na Saúde, as metas apresentadas pelo candidato são: redução de 50% no tempo de espera de regulação, ampliação do número de atendimentos médicos por especialidade Investir 50% mais recursos em atenção básica de saúde e reduzir em 30% as mortes por causas externas (acidentes de trânsito por moto) diminuindo o custo com urgência, cirurgia e internação.

As ações para a Educação propostas por Sérvio, são: investimento em tecnologia e gerenciamento de dados nas escolas, valorização do professor através de políticas de bonificação por produtividade e resultados, criação de programas de atualização e capacitação continuada para o corpo docente, ampliação do número de escolas em tempo integral, dentre outras.

Confira o plano de governo de Fábio Sérvio abaixo na íntegra ou clique aqui

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conheça os 13 candidatos que vão disputar a Prefeitura de Teresina

Conheça o plano de governo de 4 candidatos à Prefeitura de Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.