Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Número de candidatas mulheres em Teresina aumentou 32%, diz TSE

Mesmo as candidaturas de homens tendo novamente números mais expressivos neste ano, entre 2016 e 2020, o aumento foi de apenas 8%. Já as candidaturas de mulheres, o aumento foi de 32%.

O GP1 realizou um levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apontou que nos últimos quatro anos o número de candidaturas de mulheres aumentou em mais de 30%, enquanto a de homens aumentou apenas 8%.

Segundo os dados do TSE, no ano de 2016, quando ocorreu a eleição municipal mais recente, 193 mulheres disputaram cargos eletivos na Capital. Já entre os homens, em 2016, foram 426 candidatos.

Mesmo as candidaturas de homens tendo novamente números mais expressivos neste ano, foram os registros de mulheres que tiveram um aumento mais significante entre 2016 e 2020, um percentual de 32,12%. No sexo masculino, foi de apenas 8,6%.

Eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou o horário de votação e definiu um período prioritário para idososem função da pandemia de covid-19. O objetivo é “reduzir o risco de aglomerações no dia da votação e distribuir melhor o fluxo de eleitores nos locais de votação”. O horário de 7h às 10h foi escolhido por “análise estatística”, segundo o TSE.

O Tribunal recomenda ainda que pessoas que não estejam na faixa etária de risco evitem ir aos locais de votação nas primeiras horas da manhã, de toda forma elas não serão impedidas de votar.

Depois das 10h, eleitores idosos ainda podem votar, mas dividirão a preferência na fila de votação com outras categorias estabelecidas na legislação eleitoral. São elas: “os candidatos, os juízes eleitorais, seus auxiliares, os servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os enfermos, os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida, os obesos, as mulheres grávidas, as lactantes, aqueles acompanhados de criança de colo e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, bem como os acompanhantes destes últimos”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.