Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Veja como justificar a ausência no dia das eleições em todo o Brasil

Este ano, por conta da pandemia da covid-19, o procedimento de justificativa poderá ser feito também por meio do aplicativo e-Título (que pode substituir a versão física do título de eleitor)

O 1º turno das eleições municipais deste ano ocorrerá no próximo domingo, 15 de novembro, e quem não comparecer às urnas precisa justificar o motivo da ausência, pois, o comparecimento do eleitor é essencial para o mantimento de alguns direitos civis.

Este ano, por conta da pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, o procedimento de justificativa poderá ser feito também por meio do aplicativo e-Título (que pode substituir a versão física do título de eleitor).

Baixe o aplicativo na App Store aqui.

Baixe o aplicativo na Google Play aqui.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal Regional EleitoralTribunal Regional Eleitoral

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia das eleições, o e-Título estará atualizado com a nova opção. Pelo aplicativo, caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral, em outro município ou estado.

No dia da eleição, a ausência poderá ser justificada no mesmo dia pelo sistema de georreferenciamento dos aparelhos celulares, apenas durante o horário da votação. Por ele, é possível confirmar se a pessoa está de fato fora do seu domicílio eleitoral.

A justificativa por outras razões também poderá ser feita pelo e-Título, porém apenas após as eleições, em um prazo de 60 dias. O procedimento deve ser repetido também no segundo turno, que está previsto para o dia 29 de novembro.

As outras formas de justificar a ausência no dia da votação continuam válidas. O eleitor pode comparecer a qualquer seção eleitoral da sua cidade e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Também é possível utilizar o sistema justifica no site do TSE.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.