Fechar
GP1

Visconde do Rio Branco - Minas Gerais

Na UTI com covid-19, Maguito Vilela é eleito prefeito de Goiânia

Emedebista, de 71 anos, está entubado em um hospital de São Paulo para tratar a covid-19 desde 15 de novembro.

Fora da cidade e sem saber da vitória, Maguito Vilela (MDB) foi eleito prefeito de Goiânia com 52,6% dos votos neste domingo, 29. O emedebista, de 71 anos, está entubado em um hospital de São Paulo para tratar a covid-19 desde 15 de novembro, quando passou para o segundo turno contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Com as suspeitas de infecção pelo novo coronavírus, Maguito, ex-governador de Goiás, teve seu último compromisso de campanha em 18 de outubro. Desde então, seu quadro de saúde se agravou. O diagnóstico de covid-19 ocorreu dois dias depois.

  • Foto: Reprodução/FacebookMaguito VilelaMaguito Vilela

O candidato, que havia perdido duas irmãs para a doença em agosto, foi hospitalizado no Hospital Albert Einstein no dia 27 de outubro, de onde até agora não saiu. A primeira entubação foi no dia 30 daquele mês.

Após apresentar alguma melhora, os médicos retiraram a sedação em 8 de novembro. No dia da votação em primeiro turno, porém, o candidato precisou voltar para a entubação, situação em que permanece.

O boletim médico deste domingo informa que Maguito está "traqueostomizado, sedado e conectado a ventilação mecânica com parâmetros satisfatórios de oxigenação". Também está submetido a "oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e hemodiálise".

A mulher do candidato tem ficado no hospital, mas viajou a Goiânia para votar no marido. O afastamento dos atos de campanha não impactou negativamente seu desempenho. Ao contrário. Maguito veio crescendo nas pesquisas. Coube ao vice na chapa, Rogério Cruz, desmentir boatos de que Maguito teria falecido.

"Recebi várias informações que estava sendo anunciado pelas ruas que Maguito estava morrendo, outros falando que ele já morreu. Olhe, isso é mentira, isso é fake news", disse, em entrevista a uma rádio local. O filho de Maguito, Daniel Vilela, presidente do MDB estadual e ex-deputado federal virou porta-voz da campanha. O grupo tem evitado falar sobre eventual complicação no quadro de saúde do eleito e sobre a posse.

"Nada do que eu disser estará à altura das inúmeras mensagens de apoio, orações e carinho que estamos recebendo. Quero até ver a cara do meu pai quando a gente contar para ele tudo o que aconteceu e como vocês foram solidários a ele", disse Daniel Vilela, na última mensagem publicada nas redes sociais.

Maguito vai suceder Iris Rezende, 86 anos. O atual prefeito é do mesmo grupo político, mas optou por não concorrer à reeleição.

A campanha do emedebista girou em torno do estado de saúde de Maguito e seus aliados chegaram a ser criticados por explorar politicamente o drama do candidato.

O quadro dificultou a estratégia da campanha adversária, de Vanderlan Cardoso (PSD). Logo na largada do segundo turno, o candidato acusou, sem provas, a coligação rival de cometer "estelionato eleitoral" por suposta falta de transparência nas informações sobre o quadro clínico de Maguito, mas recuou depois do tom agressivo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.