Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Eleições 2020: conheça os pré-candidatos a prefeito de Teresina

Conforme o novo calendário eleitoral, as eleições acontecem dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno, respectivamente.

No próximo dia 31 de agosto inicia o período para realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos a prefeitos e vereadores em todo o país. As convenções podem acontecer por meio virtual ou presencial até o dia 16 de setembro. Conforme o novo calendário eleitoral, as eleições acontecem dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno, respectivamente.

Em Teresina, nos últimos dias antes das convenções, já se colocaram como pré-candidatos ao Palácio da Cidade Kleber Montezuma (PSDB), Dr. Pessoa (MDB), Fábio Novo (PT), Fábio Abreu (PL), Fábio Sérvio (PROS), Valter Alencar (PSC), Simone Pereira (PSD), Major Diego (Patriota), Gervásio Santos (PSTU), Lourdes Melo (PCO) e o jornalista Mário Rogério (Cidadania).

Confira o perfil de cada pré-candidato:

Kleber Montezuma (PSDB)

O professor Kleber Montezuma, candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB), é economista e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Recentemente deixou a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e já foi secretário de Trabalho e Assistência Social (1993-1996), de Habitação e Urbanismo (1997-2000) e Educação e Cultura (2001-2004).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleber Montezuma Kleber Montezuma

Esta é a primeira vez que Kleber se candidata a um cargo majoritário. Em 1988, foi candidato a vereador e obteve 306 votos e em 2006 foi candidato a deputado estadual, tendo obtido 1.569 votos.

Fábio Novo (PT)

O deputado estadual Fábio Novo (PT) é o pré-candidato apoiado pelo governador Wellington Dias (PT). O petista iniciou a vida política aos 19 anos no município de Bom Jesus, no sul do estado. Novo foi vereador, secretário municipal de Educação e Cultura e vice-prefeito.

  • Foto: Alef Leão/GP1Pré-candidato a prefeito Fábio Novo Pré-candidato a prefeito Fábio Novo

Em 2008 assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) como suplente do deputado Olavo Rebelo e em 2010 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014 e 2018. Novo é conhecido ainda por ter ficado à frente da Secretaria de Estado de Cultura.

Fábio Abreu (PL)

O deputado federal Fábio Abreu (PL) é capitão da Polícia Militar do Piauí e comandou o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). O policial é especialista em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Piauí e foi eleito para seu primeiro mandato pelo PTB em 2014. Em 2015 se licenciou para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Em 2018 foi reeleito e novamente se licenciou para assumir a SSP-PI. Atualmente é aliado do governador Wellington Dias (PT) e também pré-candidato a prefeito.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Secretário Fábio AbreuSecretário Fábio Abreu

Dr. Pessoa (MDB)

Apoiado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), nas eleições deste ano o ex-deputado Dr. Pessoa disputa novamente a prefeitura da capital. O médio foi eleito vereador de Teresina em 2000, 2004, 2008 e 2012. Foi eleito deputado estadual em 2014 e em 2018 disputou o Governo do Piauí, sendo derrotado por Wellington Dias (PT). Atualmente Dr. Pessoa faz parte da base do governador petista e assue oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Fábio Sérvio (PROS)

O publicitário e empresário Fábio Sérvio (PROS) é um dos pré-candidatos a prefeito na capital. Sérvio adota um perfil mais conservador e fará oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB). Em 2018 disputou o Governo do Estado pelo PSL, na época partido do presidente Jair Bolsonaro, e obteve 63.431 votos, ficando em quarto lugar.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Fábio Sérvio Fábio Sérvio

Valter Alencar (PSC)

O presidente estadual do PSC, Valter Alencar Rebelo, também confirmou pré-candidatura a prefeito da capital. Valter Alencar é advogado e herdeiro da TV Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí. Em 2018 foi candidato ao Governo do Estado, obtendo 11.015 votos. Em 2019 assumiu cargo de assessor especial do governador Wilson Witzel no Rio de Janeiro.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Valter AlencarValter Alencar

Major Diego Melo (Patriota)

O Major Diego Melo é presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi) e especialista em Gestão de Segurança Pública e Ciências Especiais. O militar participou do Governo Wilson Martins, tendo sido um dos responsáveis pela criação do Ronda Cidadão. Em 2018 foi candidato a deputado federal pelo PROS e obteve 17.527 votos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Major DiegoMajor Diego

Simone Pereira (PSD)

Aliada do deputado federal Júlio César Lima (PSD) e do deputado estadual Georgiano Neto (PSB), a ex-secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Simone Pereira é a única mulher na disputa pelo Palácio da Cidade. Simone exerceu ainda o cargo de coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (Cdsol). Esta é a primeira vez que Simone Pereira concorre a um cargo eletivo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Simone Pereira Simone Pereira

Gervásio Santos (PSTU)

O professor Gervásio Santos é presidente estadual do PSTU e também concorre à Prefeitura de Teresina. Gervásio é irmão do professor Kleber Montezuma, que disputará pelo PSDB. Gervásio sempre atuou no campo da esquerda.

  • Foto: Reprodução/ FacebookGervásio SantosGervásio Santos

Lourdes Melo (PCO)

A professora Lourdes Melo (PCO) também disputará a vaga de prefeita da capital. Nas últimas eleições, o Partido das Causas Operárias lançou chapa única a fim de mostrar o discurso da sigla. Lourdes disputou as últimas eleições para o Governo do Estado, em 2018 e para a Prefeitura de Teresina em 2016.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Lourdes MeloLourdes Melo

Mário Rogério (Cidadania)

O Partido Cidadanida também está com pré-candidato a prefeito. Trata-se do radialista, empresário e presidente do partido, Mário Rogério. Ele já foi candidato a vereador por 2 vezes em Teresina. A convenção do partido será realizada no dia 13 de setembro.

  • Foto: Reprodução/FacebookJornalista Mário RogérioJornalista Mário Rogério

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Convenções devem ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro

Convenções partidárias poderão ser realizadas por meio virtual, diz TSE

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.