Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Kleber Montezuma x Gervásio: irmãos disputam Prefeitura de Teresina

Enquanto Montezuma é o candidato do Palácio da Cidade, apoiado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), Gervásio segue a linha da esquerda e luta contra o sistema implantado pelo grupo na capital.

Uma situação peculiar chama atenção nas eleições municipais deste ano: dois irmãos disputam a Prefeitura Municipal de Teresina. Os irmãos em questão são Kleber Montezuma (PSDB) e Gervásio Santos (PSTU). Enquanto Montezuma é o candidato do Palácio da Cidade, apoiado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), Gervásio segue a linha da esquerda e é contrário ao sistema implantado pelo grupo na capital.

Kleber é natural de São Luís, no Maranhão, mas com 40 dias foi levado a Parnaíba. Já Gervásio, nasceu na cidade litorânea, onde ambos foram criados pelos pais, que eram funcionários públicos. Em Teresina os dois estudaram, iniciaram carreira profissional e formaram família.

  • Foto: Reprodução/FacebookKleber Montezuma e Gervásio SantosKleber Montezuma e Gervásio Santos

Kleber Montezuma

Kleber Montezuma Fagundes dos Santos é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí, mestre em Educação e está concluindo doutorado em Políticas Públicas na mesma universidade. É professor da Universidade Estadual do Piauí e economista de carreira da Prefeitura de Teresina.

Filiado ao PSDB, é tido como homem de confiança do prefeito Firmino Filho. Kleber participa das gestões municipais desde o Governo Wall Ferraz, tendo sido secretário de Trabalho e Assistência Social, de Habitação e Urbanismo e Educação e Cultura. Deixou a Secretaria Municipal de Educação (Semec) para disputar a prefeitura.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleber MontezumaKleber Montezuma

Esta é a primeira vez que Kleber se candidata a um cargo majoritário. Em 1988, foi candidato a vereador e obteve 306 votos e em 2006 foi candidato a deputado estadual, tendo obtido 1.569 votos.

Candidato a prefeito pelo grupo tucano, Kleber tem como candidato a vice o ex-vereador R. Silva (Progressistas) e conta com o apoio de oito partidos, além do PSDB, ao qual é filiado. A principal bandeira do candidato será mostrar os bons resultados da Educação municipal.

Gervásio Santos

João Gervásio dos Santos Neto é graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí e mestre em Educação pela mesma universidade. É professor da rede municipal e estadual de Educação.

Filiado ao PSTU, desde 1998 Gervásio Santos disputa cargos eletivos. Nas eleições de 98, Gervásio foi candidato a vice na chapa de Geraldo Carvalho, quando o PSTU lançou chapa pura. Em 2002 foi candidato a senador, em 2004 disputou o cargo de vereador e em 2006 se candidatou a deputado federal.

  • Foto: Divulgação/AscomGervásio SantosGervásio Santos

Nas eleições de 2008, disputou como vice de Alexis Leite, pleiteando o executivo municipal. Em 2010 foi candidato ao Senado e em 2012 tentou novamente cargo de vereador. No ano de 2014 foi candidato a suplente de senador e em 2018 foi candidato novamente ao Senado.

Em entrevista ao GP1 cerca de um mês antes da homologação de sua candidatura, Gervásio disse que desde sempre os irmãos estiveram de lados opostos na política. “Desde que a gente nasceu, um foi chorando para um lado e outro foi chorando para o outro. É normal essa questão”, declarou.

Gervásio é candidato em uma chapa pura, tendo Egmar Júnior como candidato a vice. O PSTU preferiu não lançar uma chapa de vereadores este ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PSTU homologa candidatura de Gervásio Santos durante convenção

Candidatura de Kleber Montezuma é oficializada durante convenção

Eleições 2020: conheça os pré-candidatos a prefeito de Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.