O vice-presidente do PT no Piauí, vereador Dudu , deve levar ao diretório estadual uma nova investida para que o partido garanta espaço ao vereador Eduardo Draga Alana (PSD) na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. A indefinição sobre a entrada do colega na chapa proporcional abriu caminho para que Dudu assumisse diretamente a articulação, deixando claro que, caso o nome de Draga Alana seja novamente rejeitado, ele próprio ingressará na disputa por uma cadeira na Alepi ao lado do ex-vereador Cícero Magalhães.
Por ser vice-presidente do PT, Dudu possui direito a participar com 15% da indicação de nomes aptos a compor a chapa proporcional, prerrogativa que pretende usar para defender a entrada de Draga Alana no partido.
Além disso, a sugestão de Dudu por Draga Alana já havia sido apresentada anteriormente, mas encontrou resistências naturais entre parlamentares que tentam a reeleição e temem uma concorrência direta dentro da legenda. Mesmo assim, o vice-presidente avalia que o diálogo permanece aberto e que insistirá no encaminhamento para que o vereador do PSD possa disputar a eleição de 2026 pelo PT, caso haja espaço no arranjo interno.
Rafael Fonteles foi a favor da filiação de Draga Alana ao PT
Segundo Dudu, o governador Rafael Fonteles demonstrou apoio à filiação de Draga Alana ao PT durante uma reunião da executiva estadual. O vice-presidente explicou que o chefe do Executivo foi favorável à entrada do vereador e afirmou que o partido busca ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa, motivo pelo qual avaliaria positivamente nomes interessados em fortalecer a disputa proporcional.
O encontro teria ocorrido com apresentação formal da proposta, tratada diretamente com o governador, que sinalizou interesse em atrair quadros com potencial eleitoral. De acordo com o vereador petista, mesmo diante das reservas existentes entre deputados estaduais que pretendem renovar seus mandatos, a possibilidade de filiação não foi descartada.