O líder do governador Rafael Fonteles (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Dr. Vinicius Nascimento , afirmou que a base aliada do Palácio de Karnak está unida em torno da pré-candidatura do deputado federal Júlio César (PSD) ao Senado em 2026. A declaração foi dada após a repercussão da agenda do senador Marcelo Castro (MDB), presidente estadual do partido, ao lado do senador Ciro Nogueira (PP), principal líder da oposição no estado, o que gerou desconforto entre aliados.

Segundo Dr. Vinicius, é preciso diferenciar o diálogo político das articulações locais para as eleições de 2026. O parlamentar garantiu ao PSD e ao deputado estadual Georgiano Neto que não há divisão interna e que os partidos da base do governador Rafael Fonteles estarão empenhados em fortalecer Júlio César.

Foto: Lucas Dias/GP1
Dr. Vinicius Nascimento, deputado estadual pelo PT e líder do Governo na Alepi

“A gente tem que separar sempre o que é o diálogo político nacional, que são os senadores da República, são 81 senadores que decidem o nosso país, então tem que haver esse diálogo entre os senadores. Agora aqui o Georgiano tem a certeza que nossa base está unida no nome do deputado Júlio César, estamos unidos para que a gente faça essa coalizão em que a gente eleja os nossos dois senadores e a gente não vai medir esforço para poder fazer do deputado Júlio César senador da república no ano de 2026”.

PSD avaliou a agenda negativamente

O encontro do senador Marcelo Castro ao lado de Ciro Nogueira gerou desconforto na base governista e, em especial, no PSD. A sigla, que tem a pré-candidatura do deputado federal Júlio César ao Senado em 2026 contra Ciro, avaliou que a agenda foi desnecessária e pode enfraquecer a aliança partidária com o MDB.

Fontes ouvidas pelo GP1 apontaram que o PSD esperava uma atuação conjunta mais firme entre Marcelo Castro e Júlio César, numa estratégia de dobradinha que já vinha sendo articulada para a disputa eleitoral. O partido avalia que a presença de Marcelo ao lado de Ciro transmite uma sinalização equivocada e pode gerar ruídos dentro da aliança com os emedebistas, considerada essencial para o grupo do governador Rafael Fonteles.

Sem anúncio no momento