As provas do concurso da Polícia Penal do Piauí, que teve mais de 14 mil candidatos inscritos, acontecerão neste domingo (28).

Ao todo, o certame organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) prevê 200 vagas imediatas. Desse total, 130 são disponibilizadas para ampla concorrência, enquanto 50 são reservadas para pessoas negras ou pardas, e 20 para pessoas com deficiência.

A carreira aponta remuneração iniciais de R$ 6.496,73 (seis mil, quatrocentos e noventa e seis reais e setenta e três centavos), além de vantagens pelo desempenho no cargo. A jornada de trabalho é integral, de 44 horas semanais.

A primeira etapa do concurso é a prova escrita e dissertativa. Em seguida, os classificados passarão por exame de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.

Com a aprovação em todas as etapas, será realizado o curso de formação da Polícia Penal, requisito indispensável para a nomeação ao cargo. Além das vagas imediatas, o concurso também disponibiliza 200 vagas para cadastro reserva.