O músico João Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (17) no Rio de Janeiro, aos 88 anos. O artista, que também era pianista, acordeonista e compositor, foi um dos ícones da Bossa Nova e da MPB.
A informação foi confirmada pela família do músico nas redes sociais. João Donato morreu por conta de uma série de problemas de saúde e recentemente teve que ser internado por conta de uma pneumonia.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, disse a família.
Com 74 anos de carreira, ele foi um dos principais músicos da Bossa Nova. Amigo de nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes e Tom Jobim, Donato é conhecido também por misturar MPB com outros gêneros, como jazz e ritmos latinos.
Além disso, o músico foi arranjador de discos de Gal Costa e Martinho da Vila, sempre se atualizando ao longo das décadas ao lado de artistas como Cazuza, Arnaldo Antunes e Gilberto Gil. Em 2010, Donato venceu o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Latin Jazz” com o disco “Sambolero”.