A FIFA anunciou nesta terça-feira (12) os finalistas ao prêmio The Best de melhor goleiro e goleira do ano de 2023. Entre os três indicados na categoria masculina está o brasileiro Ederson, que atua no Manchester City, que vai concorrer com o belga Thibaut Courtois e o marroquino Bono. O vencedor é divulgado no dia 15 de janeiro de 2024.

O goleiro brasileiro se sagrou campeão da Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra na temporada 2022/2023. Para selecionar o vencedor, a Fifa avalia o período de atuação dos dias 19 de dezembro de 2022 até o dia 20 de agosto de 2023, antes do início da temporada de 2023/2024.

Olhando para seus concorrentes, Bono teve uma brilhante atuação na Copa do Mundo, chegando até a semifinal com a seleção de Marrocos e também conquistou o título da Europa League, com o Sevilla. Já Courtois não teve um dos anos mais ganhadores com o Real Madrid, faturando apenas a Copa do Rei, porém o arqueiro entrou na seleção da Champions League.

Já as indicadas para o prêmio The Best de melhor goleira foram a australiana Mackenzie Arnold, do West Ham, a espanhola Catalian Coll, do Barcelona e a inglesa Mary Earps, do Manchester United. A Fifa avalia a atuação das indicadas durante o período de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, pegando a Copa do Mundo Feminina.