Atletas da Rússia e de Bielorrússia vão poder participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 após permissão do Comitê Olímpico Internacional (COI). A decisão foi anunciado pela entidade nessa sexta-feira (08), afirmando que estes atletas vão poder participar como esportistas neutros e não devem ter nenhum tipo de ligação com o exército ou governo local.

Os atletas vão competir como “Atletas Neutros Individuais” (AIN), mantendo a proibição de equipes russas e bielorrussos na competição. Ainda de acordo com o COI, uma quantidade limitadas de Atletas Neutros vai poder e classificar para a competição, passando por um sistema de classificação especifico para cada modalidade.

As medidas tomadas pelo COI são uma reprimenda por conta da Guerra na Ucrânia, que eclodiu em fevereiro de 2022, e desde então a entidade recomendou o afastamento de atletas da Rússia e Bielorrússia. Atualmente, já estão classificados oito atletas russos e três belarussos para as Olímpiadas de Paris.

Mesmo com a permissão de que atletas da Rússia e de Bielorrússia possam participar da competição, o COI manteve a suspensão do Comitê Olímpico Russo, por conta de “violação da integridade territorial