A final da Champions League da temporada 2022/2023 já está formada. Após conhecer a Inter de Milão como o primeiro finalista do torneio na terça-feira (16), a competição conheceu na tarde dessa quarta-feira (17) o adversário da equipe italiana. O Manchester City carimbou a sua vaga depois de golear o atual campeão, Real Madrid, por 4 a 0 no jogo de volta.

O confronto entre as equipes foi uma reedição da semifinal da temporada passada, na qual o Real Madrid havia se destacado e conquistado a vaga na final. No entanto, após uma série de viradas históricas, a equipe espanhola não conseguiu repetir o mesmo desempenho e sofreu uma grande derrota.

Foto: Reprodução/Twitter
Manchester City garante vaga na final da Champions League

No jogo de ida, realizado no Santiago Bernabéu, casa dos madridistas, as equipes ficaram apenas no empate por 1 a 1, destacando-se o equilíbrio entre os dois times. No entanto, diferentemente do primeiro jogo, o Real Madrid não conseguiu impor-se e foi completamente dominado pelo City, que tomou a iniciativa desde os primeiros minutos.

Apesar de estar encurralado pelo adversário, o Real Madrid resistiu durante os primeiros 20 minutos, graças ao goleiro belga Thibaut Courtois. No entanto, o excelente goleiro não conseguiu defender o chute de Bernardo Silva, que pareceu estar sem nenhuma marcação, devido a uma falha da defesa madridista, resultando na abertura do placar.

Com a vantagem, não demorou muito para o time da casa ampliar o marcador. Mais um vez o português conseguiu se infiltrar na defesa adversária e marcou o seu segundo gol e o segundo do time inglês, fazendo com que o primeiro tempo terminasse em 2 a 0 para o City.

A volta do intervalo trouxe um Real Madrid mais organizado, que aparentava tentar reverter o placar, mas via suas tentativas serem paradas pelo goleiro brasileiro Ederson. Após os momentos iniciais, o time espanhol começou a perder a posse de bola e viu o Manchester City voltar aos domínios.

Os últimos gols do City vieram a sair na metade para o fim do segundo tempo, com Militão, zagueiro do Real Madrid, acertando a própria meta e ampliando para os ingleses. O placar foi fechado pelo argentino Julián Álvarez, que ficou cara a cara com o goleiro e mandou para o canto.

Com a final decidida, Manchester City e Inter de Milão disputam o título da Champions League no dia 10 de junho, às 16h, em Istambul. Esta será a segunda aparição do time inglês em finais da competição, onde busca a sua primeira taça. Já o time italiano tem a história ao seu favor, já tendo conquistado a “orelhuda” em três oportunidades.