Após 8 anos, a segunda fase do Brasileirão Série D terá a presença de equipes dos nove estados do Nordeste. Ao todo, 32 times de todas as regiões do Brasil estão garantidas no mata-mata, que está marcado para dá seu pontapé neste sábado (29). Nesta etapa da competição, o Piauí segue representado pelo Parnahyba.

O estado com mais representantes é o Ceará, com três equipes: Ferroviário, equipe com a melhor campanha na primeira, além de Atlético-CE e Pacajus. A Paraíba vem logo em seguida com Sousa e Nacional de Patos.

Foto: Lucas Marinho/Parnahyba
Jogador do Parnahyba na Série D

A equipe Maranhão está representando o estado, assim como o Falcon-SE, Asa de Arapiraca-AL, ambos campeões estaduais. Bahia de Feira-BA, Parnahyba-PI, Potiguar-RN e Retrô-PE. Bahia de Feira-BA, Parnahyba-PI, Potiguar-RN e Retrô-PE completam a lista de times que avançaram para segunda da Série D.

Por regiões, o Sul e o Sudeste também terão representantes de todos os seus estados. Pelo Centro-Oeste, times do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal estão garantidos no mata-mata. Já com relação ao Norte, apenas o Amazonas e o Pará contarão com clubes no mata-mata.

Na última vez em que o Nordeste contou com representantes de todos os nove estados foi em 2015. Na ocasião, o River decidiu o título da competição com o Botafogo-SP, que sagrou campeão. O Piauí agora tenta repetir o feito com o Parnahyba, que irá enfrentar o Nacional-AM neste domingo (30), pela segunda fase da Série D, no estádio Pedro Alelaf, às 15h.