Tido como um dos melhores goleiros do mundo, o italiano Gianluigi Buffon anunciou a sua aposentadoria dos gramados nesta quarta-feira (02), aos 45 anos. O goleiro italiano alcançou os 28 anos de carreira e foi campeão da Copa do Mundo com a Itália em 2006, derrotando a França na final.

Através de suas redes sociais, Buffon anunciou a sua despedida dos gramados com vídeo que relembra suas conquista e trajetória no mundo do futebol. O goleiro ainda agradeceu e brincou com os seus seguidores usando a típica frase do Pernalonga: “Isso é tudo pessoal”.

“Isso é tudo pessoal! Vocês me deram tudo. Eu dei tudo a vocês. Fizemos isso juntos”, escreveu Gianluigi Buffon.

Buffon foi revelado pelo Parma, onde também encerrou a sua carreira. Após estrear no mundo do futebol, em 2001 o goleiro resolveu se transferir para a Juventus, onde passou a maioria da sua carreira futebolística. Com a camisa da Velha Senhora, Buffon conquistou 10 títulos da Série A, seis Copas da Itália, sete Supercopas da Itália e um título da segunda divisão.

Após a passagem pela Juventus, o porteiro italiano foi para o Paris Saint-Germain, em 2018, onde jogou em 25 oportunidades. A passagem pelo clube francês foi rápida e Buffon logo depois retornou a Juventus.

O porteiro italiano encerra a sua carreira tendo atuado em 1151 partidas. Sendo 685 jogos pela Juventus, 265 pelo Parma e 25 pelo PSG. Já pela seleção italiana atuou em 176 jogos.

Títulos conquistados

1 Copa do Mundo

10 Campeonatos Italianos

7 Supercopa da Itália

6 Copa da Itália

1 Copa da UEFA

1 Campeonato Francês

1 Supercopa da França

Prêmios individuais

12 vezes eleito o melhor goleiro do campeonato italiano

5 vezes esteve presente no time do ano da UEFA

1 vez melhor jogador europeu do ano

3 vezes presente na Seleção FifPro

1 vez melhor goleiro do mundo