Ceilândia, Athletic-MG, Bahia de Feira, Maranhão, Ferroviária, Portuguesa-RJ, Sousa e Ferroviário estão nas quartas de final do Brasileirão Série D. Esta fase é de suma importância para as equipes, uma vez que aqueles que avançarem garantem vaga na terceira divisão. O Nordeste continua demonstrando sua força na competição, visto que dos oito clubes classificados, quatro são da região. A CBF ainda não definiu a tabela da próxima etapa, mas a previsão é de que os duelos comecem em 26 de agosto. Além da promoção, as equipes que avançarem receberão uma boa quantia em dinheiro.

Os confrontos de volta tiveram início no último sábado (19), com quatro jogos. Ceilândia e Caxias abriram os confrontos e após empate em 0 a 0 na ida, a decisão foi para os pênaltis, com o time gaúcho saindo vitorioso. No outro duelo, o Bahia de Feira foi derrotado pelo Nacional-AM, mas avançou devido à vantagem conquistada no primeiro jogo. No embate entre times nordestinos, o placar agregado prevaleceu, e o Maranhão levou a melhor sobre o Retrô nos pênaltis. Na última partida, o Athletic-MG saiu vitorioso contra o Camboriú.

No domingo (20), o Ferroviário provou seu favoritismo e derrotou o Nacional de Patos por 3 a 1. Com o mesmo placar, a Portuguesa-RJ deixou a Patrocinense para trás. A Ferroviária venceu ambos os jogos por 1 a 0 e eliminou o Anápolis. O Sousa repetiu o resultado de 2 a 1 tanto na ida quanto na volta, avançando diante do Atlético-CE.

Assim como nas oitavas, as quartas de final serão decididas em partidas de ida e volta, onde as equipes com a melhor campanha geral ganham o direito de decidir em casa. Nessa ocasião, o 1º enfrenta o 8º, o 2º duela com o 7º e assim sucessivamente. Além do acesso, aqueles que avançarem também receberão R$ 100 mil nos cofres.