O Comitê Disciplinar da Fifa multou a CBF em 70 mil francos suíços (cerca de R$ 402 mil) pela confusão no clássico entre Brasil e Argentina, no Maracanã, no último dia 21 de novembro. Esta foi a única sanção imposta pela entidade em relação à briga entre as torcidas, que culminou em 27 minutos de atraso na confronto, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Foram duas multas recebidas pela CBF, a primeira, os 50 mil francos suíços aconteceu por “falha em garantir a lei e a ordem no local do jogo”, e a outra, de 20 mil francos suíços, se deve a “falta de disciplina nos arredores do estádio”. Outros 5 mil francos suíços (R$ 28 mil) são por conta da invasão de campo e atraso no início do jogo entre Brasil e Bolívia, na estreia da Canarinho nas eliminatórias.

Foto: Reprodução/CBF
Sede da CBF

O artigo em que a CBF foi autuada previa sanções mais duras pelas brigas no clássico entre Brasil e Argentina, como disputar uma partida ou mais sem ou com limitação de público. Havia também a possibilidade de mandar jogos em determinado estádio, obrigação de atuar em campo neutro ou ainda dedução de pontos e expulsão de competição.

Outra decisão divulgada pelo Comitê Disciplinar diz respeito a suspensão de Joelinton por dois jogos pela expulsão no Maracanã. O meia entrou no jogo aos 26 minutos da segunda etapa e levou um cartão vermelho direto 10 minutos depois, ao acertar o rosto de De Paul e não poderá atuar nos confrontos diante do Equador e Paraguai, em setembro